Nonsense, etimologicamente, é um substantivo de origem inglesa cujo significado expressa situação ilógica ou linguagem absurda, desprovida e carente de sentido e coerência, indicando manifestações contrárias à lógica.
É um termo que surgiu de uma expressão inglesa que compreendem situações sem nexo, situações disparadas, situações “sem noção”, sem sentido, seu sinônimo é insensato e seu antônimo é a sensatez.
A palavra nonsense se tornou tão corriqueira que é de notar não estar mais inserida no Dicionário Aurélio, no início do século XX já era utilizada com grande naturalidade.
O non significa negação e sense significa sem sentido.
Diversas artes utilizam esta expressão para denotar um humor perturbado e sem sentido.
Esta palavra também refere-se a condutas questionáveis, imprudentes, em contrassenso e irresponsáveis.
Conhece ou lembra-se do personagem Bob Esponja? Pois bem, com seu ingênuo humor nonsense ganhou vários longa metragens!
Também deve ser citado a literatura nonsense, com livros e filmes como: Alice no país das maravilhas e através do espelho, publicados e produzidos para o público infantil, mas que conquistaram muitos adeptos adultos.
Estes são produções obscuras, sem cor com uma claridade secreta, possuem o famoso mistério que a humanidade carrega desde o berço e o mantém silenciosamente e que brutalmente os acontecimentos da vida retiram gradualmente, tornando-se apenas sentimentos de recordação.
Literatura nonsense também dá o sentido de alegre e inconsequente: como o ar da narina, libertando o humano do sobrepeso da opressão imposta pela sociedade, pelo meio em que indivíduos vivem e aliviando a tristeza inevitável que os abate no dia a dia.
Entende-se como nonsense a luta permanente da mente contra as forças da desordem, sendo qualquer tipo de emoção afastada.
O leitor, o ouvinte, o telespectador diante de situações nonsense fica divido entre o riso e a perplexidade, com a estranheza, na busca de tentar identificar algo que lhe informe, ou lhe seja útil, vez que seus pensamentos no momento ficam sem estabilidade, sem repouso, e a dúvida torna-se momentânea.
A pátria nacional possui poucos escritores e leitores nonsense, encontram-se alguns praticantes no Sul do país como Pericles Prade autor da obra Alçapão para Gigantes e Milagres do Cão Gerônimo.
Humor baseado em cenários fictícios, elaborados em demasia, com coisas sem sentido, coisas absurdas.
É comum pessoas que fogem da “realidade”, que fogem de regras, pessoas com pensamentos muito distintos da comunidade, apreciar este tipo de humor, pois não aceitam definições concretas, nem tampouco situações tidas como aceitáveis e lógicas.
O humor por sua vez, traz ao seu sentido, outro significado, estabelecendo assim, um novo movimento, incorporando nas coisas mais duvidosas e absurdas à vida de seus apreciadores.
No humor nonsense você pode entender e não rir ou não entender e rir! É uma cilada mental por ser tão abstrato!
É como uma girafa que anda de bicicleta num circo voador sussurrando o hino nacional, você poderá rir bastante se estiver numa fase “avoada”, ou incoerente, dessa forma sempre acontecerá coisas surreais.
O significado de Nonsense está na categoria Significados