Nirvana é classificado como um substantivo masculino. O termo vem do Sânscrito nirvana, que significa “extinção, desaparecimento”, literalmente “explosão”.
O significado de Nirvana está presente dentro do Budismo. O Budismo, como filosofia de vida, descreve o nirvana como o estado de libertação que o ser humano pode atingir quando realiza sua busca espiritual através da sabedoria.
O nirvana é o estado de total paz, plenitude e tranquilidade, com a eliminação permanente do sofrimento humano. É um estado eterno de graça, de acordo com a doutrina budista, que também afirma que o nirvana é atingindo quando se supera o karma.
O nirvana se transforma no estado mental em que o homem renuncia o apego aos sentidos e às coisas materiais, pois eles apenas trazem sofrimento. O ser humano consegue alcançar os passos fundamentais para chegar ao nirvana através da meditação – o nirvana é a última etapa para o estado pleno para os praticantes budistas.
De acordo com Sidarta Gautama, o Buda – criador do Budismo –, o Nirvana é a plena paz, a pureza de pensamentos e de libertação, de calma, é a transgressão do estado físico e elevação espiritual, sem deixar afetar-se pelas influências externas. Graças ao estado do nirvana, uma pessoa consegue se libertar de sentimentos e tormentos como:
No Hinduísmo, o termo nirvana aparece para conceituar o moksha: a libertação do ciclo de morte e reencarnação, o seja, é a quebra do processo contínuo do renascimento, sendo diferente da ideia do nirvana no Budismo que se classifica como um estado de graça e serenidade da mente.
Para o lado ocidental, a palavra nirvana é utilizada para designar um indivíduo que está em estado de paz interior e que não se deixa ser influenciado pelo mundo externo.
No sentido figurado e depreciativo, nirvana indica uma pessoa que está em um estado de inércia, apatia, sem iniciativa.
Nirvana foi também o nome de uma banda norte-americana de rock criada em Aberdeen, situada no estado de Washington, no ano de 1987. A banda teve sua composição marcada pelo líder, vocalista e guitarrista Kurt Cobain, Krist Novoselic no baixo e Dave Grohl na bateria e backing vocal – embora muitos outros integrantes tenham passado pelo grupo – até sua extinção em 1994.
A causa do término da banda se deu por causa do suicídio de Kurt Cobain – com um tiro de espingarda no queixo –, mesmo que muitos discos tenham sido lançados para manter o sucesso da banda entre os fãs até a atualidade.
Um exemplo de composições mais famosas do Nirvana é “Smells Like Teen Spirit”, música de abertura e primeiro single do segundo álbum de estúdio, chamado “Nevermind”, lançado em 1991.
O significado de Nirvana está na categoria Significados