Nidação é uma palavra que tem como significado atribuído o momento em que acontece a implantação de um embrião nas paredes do útero de um mamífero.
Estudado na Biologia, mais especificamente no campo da Citologia e Embriologia, o dito desenvolvimento embrionário humano é iniciado com a formação do zigoto.
Posteriormente, quando ocorre o processo de nidação, inicia-se a formação de novas estruturas como, por exemplo, o cordão umbilical e a placenta, que são essenciais para que haja a plena gestação do feto.
A fixação do embrião pode demorar entre 4 e 15 dias após a fertilização. Por ora, geralmente o processo de nidação acontece no endométrio, ou seja, na parede posterior do útero.
Quando acontece a nidação, o próprio embrião se encarrega de produzir o HCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico), o qual mantém a produção ideal dos hormônios ovarianos que são: a progesterona e o estrógeno, os quais são vitais para a manutenção do endométrio. Alguns sintomas que caracterizam o período da nidação são os seguintes:
Leve sangramento que dura aproximadamente 3 dias;
Cólicas em nível moderado;
Pontadas leves na parte inferior do ventre;
Queda da temperatura basal no dia da nidação e elevação no dia seguinte.
Como o sangramento é um dos sintomas visíveis mais comuns, há mulheres que o confundem com a menstruação. Porém, existem diferenças entre a intensidade e a coloração que os distinguem.
Na nidação, o sangramento é leve, claro e a cor pode variar entre uma tonalidade rosácea ou amarronzada. Além disso, ele dura cerca de 3 dias e pode ocasionar cólicas, as quais são geralmente brandas.
A menstruação, por sua vez, tem o sangramento intenso e com coloração avermelhada, a qual escurece com o passar dos dias. O ciclo menstrual dura entre 4 e 7 dias aproximadamente. Quanto às cólicas são estas mais fortes.
O significado de Nidação está na categoria Significados