Nexo é um substantivo masculino. O termo vem do Latim nexus, que é particípio passado de nectere, que significa “ligar, unir”.
O significado de Nexo é aquilo que tem junção, conexão, isto é, adesão. Nexo significa união, vínculo, uma ligação.
Nexo é um termo que pode aparecer em diversas situações e diferentes contextos.
Por exemplo: “Infelizmente, o que sua irmã disse tem nexo.”
“Ter nexo” é uma expressão que descreve aquilo que tem coerência, que é algo racional, ou seja, a ideia do exemplo mostra que há uma ligação harmoniosa, a irmã apresentou algo com racionalidade.
Por exemplo: “Não há qualquer nexo nesta crença popular – isso é conversa fiada!”
“Sem nexo” é uma outra expressão interessante, pois aborda aquilo que não tem conexão lógica. É utilizada para fazer referência a algo que não faz sentido, que não tem coerência – é dito também “nexo zero”.
Quando fala-se com nexo, quer dizer que o narrador está abordando algo que há sentido, que tem conexão e lógica, que está falando de maneira bem ordenada.
Na área da música, nexo é descrito como a categorização, quando pensa-se em uma melodia em relação aos seus intervalos (estes sendo tanto os ascendentes como os descendentes).
Nexos oracionais são as expressões ou palavras que determinam relações no sentido de um texto, sendo que assim são eles que permitem o estabelecimento de uma relação lógica entre segmentos do texto, como, por exemplo, entre parágrafos ou mesmo entre períodos.
São sinônimos de nexo as seguintes palavras:
Nexo causal é uma expressão muito utilizada na área do Direito, pois descreve aquilo que vincula a causa ao resultado, ou seja, é o vínculo entre uma determinada conduta e o dano (resultado) por ele produzido.
O nexo causal é, portanto, a situação em que o dano ocorre juntamente pela conduta praticada por determinado agente. Ou seja, é o nexo causal entre a circunstância e o efeito.
O nexo de causalidade também é visto em específico no Direito Penal, mais precisamente no artigo 13, onde: “o resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.”
Nexo Técnico Epidemiológico (NTE), também conhecido como Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), é classificado como uma metodologia que aborda a identificação de acidentes ou doenças que estão associadas à prática de certa atividade desenvolvida por um trabalhador.
Com o uso do NTE, é possível definir se a enfermidade contraída por um trabalhador está relacionada com o acidente de trabalho. Quando isso acontece, é classificado como acidente de trabalho, tendo a determinação automática de benefício acidentário e não benefício previdenciário normal.
O Nexo Técnico Epidemiológico faz o cruzamento de informações presentes no Código de Classificação Internacional de Doenças (o CID 10) e também com o Código da Classificação Nacional de Atividade Econômica (o CNAE). Essas informações facilitam a determinação da relação entre a lesão (ou agravo) com a atividade exercida pelo trabalho.
O significado de Nexo está na categoria Significados