Neoplasia é o nome dado ao crescimento anormal, acelerado e descontrolado de um tecido ou de uma célula gerando o que comumente se chama de tumor. Esse tumor tanto pode ser maligno quanto pode ser benigno.
O que é Neoplasia
O termo Neoplasia vem do grego neo + plasis que significa, em Língua Portuguesa, o mesmo que multiplicação celular. Enquanto tumor é um termo que em latim tem o mesmo significado de inchaço. Por isso as neoplasias são a multiplicação de inchaços provocados por tumores malignos ou benignos.
Neoplasia Benigna
A principal característica da neoplasia benigna ou “neoplasma benigno” é que ela se desenvolve vagarosamente e não costuma ter intolerância pelo organismo daquela pessoa que a possui.
A neoplasia benigna recebe, em sua nomenclatura, o sufixo “oma” acrescentado à nomenclatura do tecido de origem, como por exemplo: papiloma, adenoma, fibroma e lipoma.
Neoplasia Maligna
A neoplasia maligna (câncer) ou os tumores malignos, ao contrário da neoplasia benigna, desenvolve-se rapidamente e provoca no indivíduo efeitos e consequências que implicam muito negativamente na saúde podendo levar inclusive à morte.
Portanto, os tumores advindos da neoplasia maligna podem ser fatais devido ao fato de seu crescimento ser mais difícil de ser controlado, podendo assim, atingir diversos tecidos de maneira irreversível e intratável. Nesse estágio é possível que o câncer atinja o estágio de metástase.
Embora a nomenclatura das lesões causadas pelas neoplasias malignas esteja sendo atualizada com razoável intervalo de tempo, é possível reconhecê-la através do sufixo “sarcoma”. Aquelas cuja origem é o tecido epitelial são caracterizadas pela denominação de “carcioma”.
O significado de Neoplasia está na categoria Significados