Significado de Neocolonialismo


O que é Neocolonialismo



O Neocolonialismo é um dos importantes marcos do capitalismo no século XIX e início do XX. Idealizado pelas principais potências econômicas da Europa, foi uma forma de conseguir ampliar seu mercado consumidor e, ao mesmo tempo, encontrar materiais baratos para a atividade principal e explorar mão de obra. Essa nova forma de colonização atingiu várias nações e influenciou grandes acontecimentos, incluindo guerras.

Apresentamos aqui um resumo sobre Neocolonialismo para você, apaixonado por história e economia, estudante e concurseiro se familiarizar com o assunto.

O significado de Neocolonialismo é a dominação econômica, política, cultural, social dos poderios capitalistas europeus sobre algumas regiões dos continentes asiático e africano nos séculos XIX e XX. Os líderes foram Reino Unido, Bélgica, Prússia, França e Itália. Os dominados foram à África (exceto Libéria e Etiópia), Ásia, Oceania e América Latina.

A grosso modo, podemos dizer que “juntar a fome com a vontade de comer” é uma das características do neocolonialismo. A utilização do ditado popular não diminui a importância histórica. O aumento do capitalismo na Europa e nos Estados Unidos, provocado pelo crescimento da industrialização, gerou excesso de produtos. A solução encontrada foi ampliar o mercado consumidor e, ao mesmo tempo, buscar matéria-prima e mão de obra barata. As ricas nações da Europa encontraram na Ásia e África as soluções para os problemas.

As potências europeias realizaram a Conferência de Berlim entre 1884 e 1885. Na ocasião, houve um “loteamento” do continente africano. A divisão foi definida em áreas de exploração e de influência e levou em consideração a bacia hidrográfica, longitude e latitude. Cada país escolheu a localidade que atendia suas necessidades. O Reino Unido conquistou o monopólio do Canal de Suez, no norte da África e também a Índia. Além da dominação econômica, houve também a imposição cultural europeia. Em 30 anos, 90% da África estava nas mãos dos europeus.

Mas, a dominação econômica da Europa enfrentou a resistência da China e do Japão. No século XIX, o imperialismo americano impôs à Terra do Sol Nascente a abertura econômica. Com a entrada dos conceitos estadunidenses, houve a Revolução Meiji, onde a economia japonesa ganhou faceta industrial.

Após tentativas de resistência, o propósito do Neocolonialismo seguiu seu propósito. Controlado o problema, outra sombra pairou sobre o poderio econômico europeu. Cada uma das ricas nações europeias não queria dividir o monopólio. Tanta disputa fez com que os países dominantes fabricassem armas secretamente e formassem alianças para se enfrentarem, culminando na Primeira Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial também teve origem na disputa por monopólios no Neocolonialismo.

Neocolonialismo e Imperialismo

Outras fortes características do Neocolonialismo são a dominação cultural, psicológica e trapaças. Os idiomas locais foram extintos. Quem já falava o idioma imposto formou uma elite criando a perda de identidade cultural dos nativos. O Neocolonialismo na África também foi permeado pela utilização e criação de inimizades existentes entre tribos. Os europeus tomavam as dores da tribo que pudesse ser útil e “apoiavam” fornecendo armas. A briga entre os povos enfraqueciam-nos e fortaleciam os países europeus dominantes.

Outro meio excluso adotado que ditou o que foi o Neocolonialismo foi aproveitar-se da boa fé e dos costumes. O rei Lobengula, soberano do povo Ndebele e morador da área pertencente ao atual Zimbábue foi enganado por Cecil Rhodes, um magnata do Reino Unido, valendo-se da cultura que valoriza a palavra dada. O rei, analfabeto e não fluente em inglês, acreditou em Rhodes e assinou um documento onde cedia terras para ganhar proteção.

Agora, qual a relação entre Neocolonialismo e Imperialismo? Na verdade, o Imperialismo está dentro do Neocolonialismo. O segundo remete à industrialização e ao avanço da tecnologia inserido no sistema capitalista. Dessa forma, não dá para separar um evento do outro.

Colonialismo e Neocolonialismo

O Colonialismo é quando um país invade outro impondo cultura e religião e escraviza a população. O Neocolonialismo é uma forma “mais refinada”, pois nasceu devido ao ápice da produção industrial. O resumo de Neocolonialismo, em poucas palavras, é a expansão do mercado, explorando mão de obra e obtendo matéria-prima, usando métodos nada ortodoxos.

Você conhecia o conceito de neocolonialismo, colonialismo e imperialismo? Confira aqui mais artigos sobre história mundial.

O significado de Neocolonialismo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Neocolonialismo |