Negligência é um substantivo feminino que, assim como muitas palavras, chegou à língua portuguesa como herança do latim. O adjetivo usado para designar alguém que age com negligência é negligente. O adjetivo é comum de dois gêneros, por isso, tem a mesma forma para o masculino e para o feminino.
Estendendo o significado da palavra latina, o significado da palavra negligência em português é desmazelo, desleixo, falta de cuidado, desatenção ou preguiça.
No extermínio de palavras preconceituosas, alguns dizem que negligência se refere a negros e tem carga negativa devido ao preconceito. Essa afirmação surge porque, inadvertidamente, as pessoas acreditam que negl, primitivamente, era a palavra negro.
Tal afirmação é falsa, uma vez que negligência vem do latim negligentia. A palavra latina é formada por nec, que é um advérbio de negação, mais o verbo legere, que significa ler, colher. Ao pé da letra, uma pessoa negligente é aquela que não lê ou não colhe.
Em âmbito jurídico, negligência é uma falta não intencional cometida por alguém que se omitiu no cumprimento de determinado ato que lhe foi designado.
Embora estejam no mesmo eixo semântico, negligência, imperícia e imprudência não são sinônimos.
Negligência é agir sem cuidado, sem atenção, como já dito anteriormente.
Imprudência é agir de forma precipitada, sem pensar nas consequências. Uma pessoa imprudente age perigosamente, sem moderação.
Imperícia é não ter perícia, ou seja, não ter as habilidades necessárias para executar uma profissão ou atividade. É incompetência, falta de experiência, falta de conhecimento.
O significado de Negligência está na categoria Significados