Significado de Nazismo


O que é Nazismo



Nazismo é o nome dado a uma forma política de ditadura que governou a Alemanha entre os anos de 1933 e 1945.

Essa época que ficou conhecida como o Terceiro Reich, tendo como o líder Adolf Hitler.

Após Primeira Guerra Mundial, no período de 1914 a 1918, a ideia política nazista surgiu. A Alemanha estava totalmente esfacelada na economia e ainda vivia a humilhação de ter perdido a Grande Guerra.

Com isso, a população alemã começou a mostrar toda sua revolta com o seu governo. O povo queria que alguma medida fosse tomada, que o país se reerguesse novamente, mesmo que tivesse que tomar um caminho mais drástico para executar seus objetivos.

A Criação do Partido Nazi

Em meados do ano de 1919, começou a aparecer o Partido Nazi, uma sigla que abrevia o temo: Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Este partido iniciou a disseminação de algumas ideias antissemitas.

O Partido Nazi pregava em seus discursos que tudo de ruim que estava acontecendo naquela época em território alemão era culpa dos judeus, que era imigrantes, além dos comunistas e dos liberais.

Era comum ouvir que os três tipos de pessoas que se encaixavam nestes três grupos citados estavam acabando com as oportunidades dos “verdadeiros alemães”, ou dos chamados “puros”. Este tipo de pensamento ficou forte a partir do momento em que os nazistas afirmaram que os verdadeiros alemães eram uma raça superior, a conhecida “Raça Ariana”.

Adolf Hitler

O nascimento de Adolf Hitler se deu no ano de 1889 e, diferentemente do que muitos pensam, ele não é alemão, pois nasceu na Áustria.

Ele participou da Primeira Guerra Mundial e, após o fim dela, na qual a Alemanha foi derrotada, passou a fazer parte de um grupo composto por ex-combatentes, todos vindos da classe média.

Esse grupo se ocupou em criar um tipo de ideologia que pudesse fazer as pessoas e o pais economica e politicamente prósperos mais uma vez.

Já com o pensamento e essência do Partido Nazi, em 1923, Hitler tentou derrubar o estado e foi preso, o que o deu tempo para escrever seu livro intitulado de Mein Kampf, “Minha luta”, me português

Em 1929, com a Alemanha sofrendo com a grande crise econômica, que teve início com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, o país inteiro já estava defasado, sofrendo com um padrão de vida miserável e insustentável, deixando o caminho aberto para que alguém com um pensamento nacionalista e extremista como Hitler aparecesse.

Devido a tanto o povo pressionar, o presidente alemão Hinderburg foi forçado a colocar Hitler como chanceler, que era o cargo mais importante depois do presidente.

Sendo assim, Adolf Hitler, comandado pelo Partido Nazista, conseguiu finalmente juntar todo o poder que precisava e chegou à presidência em 1933. Isso aconteceu depois que o presidente Von Hindenburg morreu, dando a Hitler o espaço necessário para se proclamar o Führer, que tem o significado de “Líder”, na língua alemã. Com isso, ele pôde iniciar o Terceiro Reich.

Com o pico de popularidade e aceitação do nazismo na Alemanha, em 1939 iniciou-se a Segunda Guerra Mundial. Esta guerra foi considerada muito pior que a primeira, com maior quantidade de mortos e atrocidades.

Hitler então inventou os três tipos de forças principais que usariam todo o seu poder para alcançar seus objetivos, foram eles: as Seções de Assalto (S.A), as Seções de Segurança (S.S) ou Schutzstaffel (em alemão) e a Gestapo (polícia secreta alemã).

Joseph Goebbels, famoso cineasta e ministro da propaganda, foi um dos financiadores e ajudantes de Hitler em seu plano de dominação mundial.

Ele tinha o controle de todas as formas de comunicação que existiam na Alemanha. Ele sempre produzia propagandas que mostravam como os alemães eram a raça certa e superior e que isso era um grande motivo do por que eles precisavam comandar o mundo. Com seus projetos, Goebbels alienou multidões, manobrando a sociedade que concordava com o que ele mostrava.

No final da guerra, com a derrota alemã para os países aliados, Hitler não teve outra escolha a não ser se esconder em seu esconderijo secreto e praticar o suicídio, pois ele sabia que não poderia ser pego vivo.

As Características do nazismo

O Movimento Nazista é muito conhecido por ter sido forte e totalmente contra o povo Judeu. Os nazistas acreditavam que o povo judeu era uma praga que deveria ser extinta, mas não era apenas o antissemitismo que eles pregavam, eles também eram fortemente preconceituosos contra pessoas negras, homossexuais, comunistas e pessoas com algum tipo de deficiência. As pessoas que se encaixavam nesses grupos, eram muitas vezes torturadas e executadas.

Os pontos mais importantes para o regime nazista eram:

  • Racismo: que fazia com que eles sentissem nojo de outras raças.
  • Pangermanismo: Uma ideia com objetivo de unir todo o povo germânico que estava espalhado pela Europa.
  • Totalitarismo: Um líder que manda em todos sem precisar de um parlamento para aceitar seus projetos e ideias.
  • Antiparlamentarismo: Sem parlamento.

Mas na verdade, o que o Partido Nazista pretendia e tinha como o objetivo principal da sua investida, era construir uma nação de tamanho global que estivesse regida por uma única raça, a raça pura que eles acreditavam que era deles: a Ariana. Eles tinham a ideia de que essa raça a qual eles pertenciam era a mais pura de toda a Europa. Eles alegavam que eram mais inteligentes e fortes que qualquer outro Europeu ou raça.

Adolf Hitler então iniciou o Holocausto com o seu objetivo de Solução Final ou também como era chamada, a “solução final para a questão judia”. Ele planejava eliminar todos os judeus que estavam em terras alemãs.

O holocausto objetivava destruir todas as minorias e raças que não eram “dignas” de ficar na Alemanha. Com isso em mente, os Nazistas assassinaram mais de seis milhões de judeus só com o holocausto. Eles levavam os judeus para campos de concentração e de trabalhos forçados e lá davam um fim da forma mais violenta possível ao povo judeu.

A Cruz Suástica 

O símbolo da cruz suástica foi o símbolo principal usado pelos membros nazistas, como a representação da “sorte”, da “prosperidade” e do “sucesso”. Devido a ser usado pelos nazistas, este símbolo se tornou uma imagem negativa, sendo proibida em muitos lugares, mesmo que sua origem nada tenha a ver com os nazistas, pelo contrário, o símbolo originalmente representa muita bondade e pontos positivos para a humanidade, mas, mesmo assim, a imagem negativa do nazismo nesse símbolo dura até hoje.

O Nazismo no Brasil

O nazismo chegou ao Brasil trazendo seus conceitos e política bem antes de a Segunda Guerra começar. Isso aconteceu devido à tentativa de propaganda do Terceiro Reich de reunir aos conceitos nazistas, os imigrantes alemães, que eram mais de 100 mil naquela época. A maioria vivia em conjunto espalhado pelo Sul e Sudeste do Brasil.

Dos 1 milhão de descendentes de alemães que estavam em território brasileiro, poucos se engajou no ideal nazista, a maioria não quis seguir Hitler, segundo historiadores.

Mas isso não foi um ponto impactante, pois mesmo com a maioria das pessoas não aderindo ao ideal nazista, o Brasil foi considerado o país estrangeiro com maiores números de pessoas engajadas com o nazismo, é o que diz o estudo de alguns pesquisadores.

Com a derrota alemã na guerra, a maioria dos condenados nazistas viraram refugiados e vieram para o Brasil para viver em colônias.

Um caso bem curioso é que o homem responsável por fazer todos os tipos de experiencias terríveis com os prisioneiros judeus e ciganos, conhecido como o “Anjo da Morte”, o médico Josef Mengele, estava entre os refugiados que vieram ao Brasil. Ele morou por muito tempo no país e morreu em Saõ Paulo, afogado enquanto nadava em Bertioga, cidade do interior, ninguém sabia quem ele realmente era.

Neonazismo

Atualmente existe o Neonazismo, que é uma ideologia que tenta trazer de volta os conceitos do nazismo. O prefixo “Neo”, que tem o significado de “novo”, é usado para indicar que eles promovem um novo nazismo, embora seja a mesma coisa que o movimento anterior.

Eles defendem que existe e que fazem parte de uma raça ariana pura, a raça branca e nórdica. Da mesma forma que o antigo nazismo, o novo nazismo tem como alvo os judeus, negros, homossexuais e outras minorias.

Devido à similaridade de seus objetivos, outros grupos e subgrupos que pregam o mesmo ideal que os nazistas são os Skinheads, a Ku Klux Klan e os Stormfront.

O significado de Nazismo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Nazismo |