Nato e inato são palavras que causam certa confusão em português. Por possuir o prefixo –in, muitos pensam que inato é o contrário de nato, mas este prefixo latino não significa apenas negação.
Na verdade, nato vem da forma nominal do particípio do verbo nascor (nascer): natus, que significa nascido.
O prefixo –in pode indicar tanto negação quanto lugar, mas, no caso da palavra inato, advinda do adjetivo latino inatus (sendo in preposição de lugar), significa aquilo que nasce com o indivíduo.
O significado de nato e inato, então, não é o mesmo, mas também não é oposto. São significados muito próximos.
Nato e Inato significado
Ao usar o adjetivo nato, a frase passa a significar que a pessoa nasceu daquela forma. Ou seja, quando se diz que alguém é um “artista nato”, quer dizer que a pessoa nasceu com esse dom, não tornou-se artista. É um talento nato.
Já ao usar o adjetivo inato, entende-se que a pessoa nasceu com determinada qualidade. Portanto, ao dizer que “ela tem capacidades inatas para realizar este trabalho”, quer dizer que a pessoa já nasceu com determinadas habilidades, não as adquiriu ao longo da vida.
Uma forma simples de lembrar a diferença entre as palavras é pensar que nato é ligado ao ato de nascer, nascer daquele modo e que inato tem a ver com nascer com determinada capacidade, determinadas características.
O significado de Nato e Inato está na categoria Significados