Significado de Não Reagente


O que é Não Reagente



Não reagente possui o significado muito maior do que simplesmente a negação do adjetivo masculino reagente.

A palavra reagente pode ser classificada como um adjetivo masculino de dois gêneros ou substantivo masculino, já a sua negação, ou seja, o termo Não reagente é um termo muito utilizado na área da medicina, principalmente para apresentar resultados de exames de sangue.

Quando se diz que um determinado exame deu não reagente, isso significa que aquele indivíduo pode não possuir determinada doença em seu corpo, ou seja, o ativo químico reagente para encontrar determinada doença não apresentou reação ao entrar em contato com o sangue, assim à amostra apresenta resultado negativo.

Diversos exames para um variado número de doenças apresentam como resultado: reagente ou não reagente. Estes tipos de exames são conhecidos por qualitativos, quando fazem referência a ausência ou presença de uma determinada célula, substância, microorganismo, anticorpo ou antígeno.

Já os exames quantitativos são aqueles que aferem certo valor, ou seja, medem a quantidade da célula, substância, microorganismo, anticorpo ou antígeno. Estes exames geralmente apresentam o resultado como negativo ou positivo e outros tipos podem atribuir o resultado somente como não reagente ou reagente.

Por raras vezes pode acontecer de um exame de sangue ter resultado reagente (positivo) e a pessoa não estar doente, isso ocorre quando existe uma concentração muito baixa dos índices que determinam tal doença, nesses casos é normal os médicos pedirem um novo exame para confirmar o anterior.

O termo não reagente é usado sempre para exames de sangue, exames de doenças sexualmente transmissíveis – DST’s – como VDRL (exame não característico para detectar sífilis), HIV e outras, exames de gravidez, conhecido por Beta HCG (esse pode ser quantitativo ou qualitativo), exames para detectar as hepatites virais (A, B, C e demais), testes IgG e IgM para diversas doenças como rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, além de várias outras doenças que podem ser encontradas, examinando o sangue de um indivíduo.

Para estes exames utiliza-se um agente químico chamado de “reagente”, ele é colocado em contato com o sangue do indivíduo e pode vir a desencadear uma reação, nesse caso há o indicativo de que na amostra de sangue existem substâncias capazes de reagir com o agente.

Assim, de acordo com o que for observado quando a amostra de sangue for colocada em contato com o conteúdo “reagente“, é possível afirmar se aconteceu a reação – amostra reagente – ou se pode dizer que não existiu a reação – amostra não reagente.

Sempre que surgir o resultado não reagente nos documentos de exames, significa que a pessoa não possui aquela determinada doença que está sendo analisada.

O significado de não reagente quer dizer que nenhuma das substâncias que foram utilizadas para detectar sinais da doença no sangue do paciente apresentou reação.

Quando o exame de gravidez acusa o resultado reagente, significa que as taxas do hormônio HCG estão elevadas no sangue da mulher, isso acontece quando a mesma se encontra grávida. Por essa razão esse exame recebe o nome de “Beta HCG”.

A sorologia para testar HIV é conhecida por ELISA, esse exame pode ser usado para detectar outras doenças além do HIV, pois ele procura anticorpos no sangue. Neste tipo de exame existe a procura por anticorpos contra o vírus HIV. Se a amostra for não reaente para HIV o paciente recebe o exame normalmente, caso a amostra dê reagente, é necessário realizar outros exames. 

O significado de Não Reagente está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Não Reagente |