Música é um substantivo feminino singular, com origem na palavra musica, em Latim. Dependendo do contexto, o termo pode ser considerado um adjetivo feminino singular.
A música é considerada uma arte e uma questão cultural e humana, pois envolve a combinação de diversos sons e ritmos, associados também com melodias e harmonias.
A música promove a criação de um som coerente e lógico, pelo qual se busca um significado através do contexto sonoro, podendo ter transmissão através da voz ou de instrumentos musicais.
No sentido de questão cultural, a música traz a relação da manifestação artística de um certo grupo ou povo, em qualquer época ou região. Nesse caso, ela se transforma em uma forma de expressar os sentimentos.
Ao longo dos séculos, a música foi criando novos gêneros musicais, até chegar nesse ponto da atualidade. Dentro de cada gênero, ainda, existem subgêneros e outros estilos, que são, na maioria das vezes, sutis, dependendo da interpretação individual e controversas.
A música clássica, ou chamada também de música erudita, existe desde, aproximadamente, o século IX.
O termo erudito provém da palavra em Latim eruditus, que tem como significado “educado” ou “instruído”. Nesse caso, a música clássica tem como definição uma música elaborada, que não pertence a tradições populares, considerada culta, tendo como características o equilíbrio dos sons e da simetria.
A expressão “música clássica” começou a ser utilizada apenas a partir do século XIX, sendo aplicada tanto para uma produção de alto nível como para o som erudito como um todo.
A música clássica feita na Europa é diferencial de todas as demais pela utilização de partituras, um sistema que é usado desde o século XVI. O sistema de partituras auxilia na execução da obra, de modo a indicar a altura, velocidade, métrica, ritmo e a forma de ser tocada (para uma peça musical).
Famosos músicos eruditos são, por exemplo: Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Giuseppe Verdi e Frédéric Chopin.
A palavra ópera vem do italiano, sendo que significa “trabalho” e em Latim, é o plural de opus (obra). Essa categoria faz parte da tradição da música clássica europeia e ocidental, surgindo no começo do século XVII, na Itália. Sua origem remonta as tragédias gregas e os cantos carnavalescos da Itália do século XIV.
Foi a partir dos séculos XVII e XVIII que a ópera se espalhou pela Europa, sendo totalmente apreciada pela classe burguesa e aristocrata.
A ópera é um gênero de música teatral, considerada como uma obra dramática, onde uma ação em cena é cantada de forma harmônica e tendo como acompanhamento instrumentos musicais. Geralmente há um grupo de cantores ou um solista.
A ópera tem como características elementos comuns do teatro, entre os quais a cenografia, o próprio vestuário e a atuação. A programação tradicional de uma ópera se inicia com a abertura, onde uma música é tocada pela orquestra. Em seguida vem o momento onde os atores dialogam, no momento chamado recitativo. Todos os personagens secundários têm participação no coro, enquanto que os atores principais interpretam as árias, que são as composições para voz solista.
No Brasil, Carlos Gomes foi o principal compositor da história da música brasileira, com sua principal obra sendo O Guarani.
A música popular, também conhecida como apenas pop, é um dos gêneros mais apreciados no mundo todo na era contemporânea, sendo que no Brasil, seus principais tipos são o samba e a bossa nova.
O tipo mais predominante e sucedido é o rock. Outros tipos mais conhecidos também são o country, rap, blues, jazz (famoso nos Estados Unidos), reggae (teve sua origem na Jamaica) e a salsa (muito popular em países como Cuba e Colômbia).
A música popular, normalmente, é vista como as músicas tradicionais de determinada região. Apreciadores da música clássica apontam que a música popular é apenas uma forma de entretenimento, enquanto que a erudita é a verdadeira arte, por isso é um tema de controvérsias e discussões.
Em termos de influência, pode-se considerar os cantores Michael Jackson e Madonna como símbolos da música popular nos Estados Unidos.
Na música popular brasileira, as escolas de João Gilberto e Elis Regina tiveram sua cota de influência.
Atualmente, a música popular é vista como um poço de fins lucrativos, ou seja, muitas empresas procuram encontrar grandes futuros nomes da música para maximizar lucros.
Isso torna a música popular diferente da música folclórica (também chamada de tradicional), pois esta última trabalha com músicas passadas de geração para geração, de modo que simbolize as tradições e costumes de um povo. Em certa parte, a música tradicional tem uma intimidade com a música popular, pois gêneros como o tango, forró e o frevo, por exemplo, são de grande influência na música moderna.
O significado de Música está na categoria Significados