Musa é um substantivo feminino e também um adjetivo. O termo vem do Grego mousa, que significa de forma literal “música, canção”, de uma raiz Indo-Europeia men-, que quer dizer “pensar, lembrar-se”.
O significado de Musa designa a figura feminina da mitologia grega.
Através da origem da palavra musa, pode-se entender que as musas eram as entidades (nove, no total – filhas de Zeus e Mnemósine) que tinham a aptidão de inspirar a concepção artística e científica.
O templo destas nove musas era chamado de Museion, palavra esta que acabou sendo a origem para a palavra “museu”, local destinado para a preservação de itens de artes e ciências.
As nove musas eram e com suas artes ou ciências respectivas:
O termo musa ainda está presente na área da Botânica, sendo um gênero típico da família das Musáceas – ervas caracterizadas pelas enormes folhas embainhadas, cachos de flores subtendidos por brácteas muito coloridas e com frutos carnosos.
Musa ainda é um adjetivo quando designa uma mulher muito bonita ou que é fonte de inspiração para contextos artísticos, como na pintura, na música ou em outras maneiras de expressão cultural. No Brasil, o termo também é popularmente usado para indicar uma mulher bela que desperta o interesse e o desejo do público masculino.
Um exemplo conhecido no Brasil para o uso da palavra musa é para referenciar as mulheres que representam modalidades esportivas, como, por exemplo: a “Musa” do Flamengo.
O significado de Musa está na categoria Significados