Muquirana é uma palavra que vem do tupi moki'rana e originalmente o termo significa piolho. Hoje além de piolho a palavra também possui outros significados ligados a sujeira tanto num sentido conotativo como denotativo, além de ser sinônimo de avarento.
Muquirana é então o nome do parasita aracnídeo artrópode e hematófago que pela falta de higiene se aloja nos cabelos ou pelos dos seres humanos, conhecido como piolho ou “chato”.
Dessa forma ligada a sujeira e a piolho a palavra muquirana também passou a ser associada a mosca ou algum tipo de inseto incomodo tanto para pessoas como para animais e, da mesma forma, por extensão, num sentido figurado e pejorativo, a palavra é usada para se referir à um indivíduo desagradável, chato, que não é de confiança, que de alguma maneira atrapalha ou incomoda, traiçoeiro, antipático, escroto, nojento, pobre de espírito, vulgar, de má índole e etc.
Ainda no sentido de avarento, muquirana pode ser entendida como sinônimo de pão duro, mão fechada, avaro, mucurana, mesquinho, sovina e mão de vaca, ou seja, aquela pessoa que não gosta de gastar o seu dinheiro para nada.
O significado de Muquirana está na categoria Significados