Significado de Mosteiro


O que é Mosteiro



Mosteiro é um substantivo masculino. O termo tem origem no Latim monasterium, do Grego monastérion, que significa “local ou casa de monges”. Na definição original, a palavra era voltada para a “cela de um eremita”.

O significado de Mosteiro é descrito como sinônimo de convento, monastério e presbitério.

Mosteiro é um local, construção, estabelecimento ou habitação onde os membros de ordens religiosas vivem em comunidade. Geralmente situado em lugares isolados, um mosteiro era conceituado em épocas antigas como uma cela individual usada para um religioso viver separadamente ou ainda como uma capela que servia como local de sepultamento dos mortos.

Os mosteiros se tornaram os lares dos cristãos que não eram favoráveis ao acúmulo de riquezas da Igreja, assim como eram contra a vida luxuosa que padres e bispos tinham. Assim, os mosteiros eram a habitação dos religiosos, para que eles praticassem a caridade, a hospitalidade, retomando os ensinamentos de Cristo, além de fazer voto de pobreza e castidade. Este foi o fato que culminou com a existência das ordens monásticas.

O modo da vida monástica impactou profundamente a Idade Média. O tempo era dedicado a orações, meditação, ensinos e estudos – havia também a divisão de tarefas diárias.

Os superiores dos mosteiros possuíam um poder semelhante aos nobres dos feudos: eram poderosos e muito bem organizados. Uma dessas construções que se destacam é o Mosteiro dos Jerónimos, Patrimônio Mundial da UNESCO – obra de Manuelino, solicitada pelo rei D. Manuel, em 1502.

Na sociedade cristã, os mosteiros ganharam notoriedade por meio de São Bento de Núrsia (fundador da Ordem dos Beneditinos – uma ordem monástica muito famosa e considerada uma das maiores do planeta) que, durante o século VI, construiu o Mosteiro de Monte Cassino, localizado na Itália.

São Bento de Núrsia foi o criador da Regra de São Bento – uma das regras mais importantes para a vida monástica, responsável em inspirar outras sociedades religiosas. A Regra de São Bento era: ora et labora, que significa “ore e trabalhe”. São Bento conseguiu fazer com que o ideal monástico se adaptasse a personalidade dos ocidentais, mudando a Europa.

Além dele, Santo Atanásio de Alexandria também fez com que a vida monástica fosse conhecida, pois ele estava exilado em Treves, no ano de 335.

Origem dos mosteiros

Os primeiros mosteiros surgiram ainda há mais de quinhentos anos antes de Cristo, através de Sidarta Gautama, príncipe da região onde se situa atualmente o Nepal.

Gautama, também conhecido como Shakyamuni, foi o fundador do Budismo, se tornando um mestre espiritual. Sidarta, por sua santidade, além de ter amor por todos os outros indivíduos, acabou virando uma pessoa popular e ganhou diversos seguidores que estavam interessados em seus ensinamentos.

Após a morte de Buda, seus seguidores partiram para vários locais da Ásia, realizando meditações e passar os ideais de Sidarta para quem mais eles pudessem.

Foram esses seguidores que se tornaram os primeiros monges da doutrina budista e que começaram a viver em locais distantes para meditar e se dedicar a vida espiritual, criando, assim, os primeiros mosteiros da história.

O significado de Mosteiro está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Mosteiro |