Mormente pode ser classificada na gramática portuguesa tanto como adjetivo como também um advérbio, e que tem como significado aquilo que é maiormente, com maior razão, principalmente e sobretudo.
Mormente é o resultado da junção de outras duas palavras mor e mente, sendo que a primeira é a forma sincopada de maior, ou seja, denota que algo é superior ou elevado às demais coisas. De certa forma, há certas funções e alguns cargos determinados como, por exemplo, guarda-mor, que é o título dado ao chefe de polícia aduaneira que se encontra nos portos.
A palavra, quando aplicada a indivíduos, é usada como um adjetivo que apresenta algo como único e especial. Por exemplo: “Quando aquela jovem canta, sua voz atinge as notas de modo mormente”.
O termo também pode ser utilizado com o intuito de se referir a algo ou alguma coisa que possui uma finalidade específica. Exemplo: “Na próxima semana, faremos uma reunião com todos os moradores para apresentarmos o novo plano de ações. É mormente que todos estejam, conheçam e prestigiem as novas propostas”.
Todavia, como um advérbio de modo, a palavra mormente pode ser utilizada para apresentar um objetivo em mente específico. Exemplo: “As novas câmeras implantadas no condomínio possuem uma característica inovadora de captura de imagens que é mormente à segurança de todos os moradores”.
Além do mais, a palavra mormente é frequentemente empregada em diversos textos jurídicos, sendo em sua grande maioria, aqueles que tratam de documentos relacionados a processos licitatórios.
Os sinônimos de mormente são as seguintes palavras: Especialmente, máxime, singularmente, particularmente e nomeadamente.
O significado de Mormente está na categoria Significados