Morfologia é o que trata as formas que a matéria pode ter. O significado de morfologia pode, portanto, ser definido como: o estudo da forma, aspecto e aparência de algo.
Morfologia é um substantivo feminino, que possui significados específicos no estudo da língua portuguesa.
Morfologia estuda a estrutura, a classificação e a formação das palavras. Neste tipo de análise, as palavras são consideradas de forma isolada, sem levar em conta seus significados para algum período, frase ou oração.
As palavras podem ser divididas em morfemas, que são seus elementos mínimos, indivisíveis. A conexão de um mais morfemas definem as palavras e suas classificações. Vejamos os tipos de elementos mórficos existentes e seus significados para a morfologia das palavras.
As palavras podem ser classificadas como: substantivo, adjetivo, artigo, conjunção, numeral, verbo, advérbio, preposição, pronome e interjeição.
Enquanto a morfologia estuda a formação e classificação das palavras, analisando-as isoladamente, a sintaxe é a parte da gramática que estuda os significados das palavras dentro do contexto de uma oração, frase ou período.
Na análise sintática, as palavras podem desempenhar as funções de: sujeito, predicado, complemento nominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo, adjunto adnominal, entre outras.
Em biologia, morfologia é o estudo das formas dos seres vivos, ou de partes deles. Tal estudo pode ser dividido entre: anatomia (visão macroscópica) e histologia (visão microscópica).
Para a geologia, morfologia pode ter os significados de: