Monopólio é um substantivo masculino. O termo tem origem no Grego monopolion, que significa “direito exclusivo de comércio”, de mono-, que significa “um, único” e polein, que quer dizer “vender”.
O significado de Monopólio é descrito como uma indústria que explora sem concorrência, em função de um privilégio.
Monopólio é uma situação econômica de concorrência imperfeita, pois uma única empresa controla a produção e a comercialização (ou somente uma dessas atividades) de um determinado produto ou serviço. Isso quer dizer que ela tem a exclusividade de vender por preços altos pelo fato de não ter concorrentes – uma pequena fatia do mercado estará disponível para qualquer concorrente, se houver.
Dessa forma, o monopólio influencia o preço do bem que está sendo comercializado, garantindo que – graças a essa estrutura monopolista, o mercado não é dominado pelas leis de mercado – haverá um lucro considerável.
Os monopólios podem surgir através das características particulares de um certo mercado ou mesmo por meio de alguma regulamentação governamental (denominado de monopólio coercivo).
Grande parte dos países atualmente mantém leis que impedem a formação de monopólios. Um exemplo é o Brasil: sua legislação faz proibições quanto à criação dos monopólios e práticas monopolistas em vários setores da economia, além de realizar análises sobre fusões de empresas.
Entretanto, o setor do petróleo é, se for observado, um monopólio do governo. Afinal, o controle acionário estatal é exercido pela Petrobrás.
No sentido figurado, monopólio significa posse, domínio ou controle absoluto sobre algo.
Monopólio estatal é uma expressão que indica o controle do Estado sobre certa parte ou setor da economia – essa atitude é geralmente feita por motivos estratégicos.
Oligopólio é também um sistema econômico como o monopólio, entretanto no oligopólio há um conjunto de empresas que realiza o domínio de um determinado setor econômica ou mesmo de um produto final.
Como o monopólio, o oligopólio estipula valores altos, elimina qualquer concorrência por meio da aquisição das pequenas empresas.
Os oligopólios costumam estabelecer cotas de produção e também uma divisão do mercado consumidor para que todos atinjam agradáveis lucros.
Um exemplo de oligopólio no Brasil está presente na indústria automobilística.
Ambos sistemas são desvantajosos para os consumidores, pois afinal prejudica diretamente a livre concorrência e a possibilidade de procurar preços mais atrativos. Assim, os preços dos produtos ou serviços sempre estarão em um elevado patamar, podendo provocar queda da qualidade (não haverá investimentos para melhorar esse fator por causa da falta de concorrência).
O significado de Monopólio está na categoria Significados