Molécula pode ser entendida como a caracterização de um elemento ou substancia que é formada de pelo menos dois átomos. Sendo assim, a molécula é obrigatoriamente a presença dois átomos ou mais.
As moléculas são neutras, o que significa que elas devem ter no mínimo dois átomos, pois ao contrário dos que a maioria pensa, neutralidade é quando um corpo tem quantidade igual de cargas opostas, por exemplo, um positivo e um negativo.
As moléculas são elementos elétricos contendo um grupo de átomos onde todos devem estar ligados entre si devido ao tipo de ligação, que é covalente. Esta é a oposta definição dos metais, por exemplo, que têm apenas um átomo, e nesse grupo é a ligação metálica que liga todos entre si como um só.
As substancias onde em sua formação existe uma ligação iônica, como o conhecido sal de cozinha, também não são caracterizados como moléculas, pois apresentam apenas um único tipo de átomo. No caso do sal e sua ligação iônica, chamamos isso de agregado iônico. É essa ligação de um tipo só de átomo que faz com que os demais elementos não sejam moléculas, mesmo que exista uma ligação covalente que os una como um só.
Podemos citar como formas moleculares as moléculas de oxigênio, que são produzidas quando os dois átomos de oxigênio se juntam e combinam.
É importante dizer que esse grupo de átomos permanecem juntos, não podendo ser desprendidos sem que as propriedades sejam afetadas.
Para esclarecer o que são átomos, iremos trazer uma definição de átomos que diz que o átomo é a unidade mais simples ou básica que existe em um núcleo no centro da carga elétrica que é positiva e está encoberto por uma nuvem de carga negativa devido os elétrons.
As moléculas de DNA apresentam até quatro tipos distintos de nucleotídeos, que são: timina, citosina, guanina e a adenina. As pontes de hidrogênio das moléculas de DNA estão interligadas e são apresentadas de forma dupla em espiral, como já apareceu em vários filmes e documentários.
As moléculas de DNA apresentam todas as informações necessárias para o funcionamento e desenvolvimento dos organismos vivos.
Podemos dizer que uma molécula é Polar quando há um deslocamento de carga devido à diferença na eletronegatividade de dois átomos, então podemos afirmar que a polaridade, isto é, se é polar ou apolar, depende da relação eletronegativa dos átomos da molécula.
Como são opostos, podemos então afirmar que a molécula será apolar quando essa diferença na eletronegatividade não existir, ou seja, a diferença eletronegativa que aponta para uma molécula polar não ocorre na molécula apolar.
O significado de Molécula está na categoria Significados