Mitologia grega é uma expressão. Mitologia é um substantivo feminino que vem do Grego mythós, que modernamente significa “relato imaginário, lenda”.
Grega é um substantivo e adjetivo feminino que surgiu de grekkoi, primeiro povo que foi encontrado pelos romanos quando iniciaram seus primeiros contatos no país que veio a ser chamado de Grécia.
O significado de Mitologia grega descreve o estudo e o conjunto de histórias, mitos e lendas que pertenciam ao imaginário da civilização da Grécia Antiga, compreendendo inúmeros deuses, titãs, heróis e outras criaturas fantásticas.
Interessante dizer que, mesmo que sua origem possua relação com a união das mitologias dórica e micênica – no ano de 700 a.C. –, a mitologia grega tem em sua série de narrativas a autoria de Hesíodo e Homero, dois poetas gregos.
Os antigos gregos eram classificados como politeístas, pois eles adoravam, seguiam e acreditavam na existência de diferentes deuses – o que é uma característica muito popular desta mitologia quando se fala das divindades gregas.
Por curiosidade, a mitologia grega não possui escrituras sagradas, mas suas principais bases foram documentadas por escritores e filósofos no século VIII a.C.
O fato é que, para os gregos antigos, existia vida em quase tudo que os rodeava, por isso era comum que eles buscassem explicação para tudo. A imaginação fértil desse povo foi um dos fatores para a criação de muitos personagens e criaturas míticas.
Para a Mitologia grega, deuses, heróis, ninfas, centauros e titãs permeavam o mundo e ainda influenciavam a vida das pessoas, bastando apenas que elas interpretassem os sinais que a natureza dava para atingir os objetivos que eram propostos.
Era comum que os gregos consultassem seus oráculos para descobrir o que estava acontecendo e o que iria ocorrer no seu futuro. Na sociedade grega, a pitonisa – um tipo de sacerdotisa – era de grande importância nesses momentos, pois era ela quem busca as explicações mitológicas para tais acontecimentos.
Dentro da Mitologia grega, os gregos acreditavam que era fundamental agradar as divindades para que obtivessem sempre bons resultados no quesito material em suas vidas, por exemplo, no sucesso em seu trabalho.
A Mitologia grega exerceu e continua exercendo grande influência na cultura, na literatura e nas artes da civilização ocidental, principalmente como inspiração para poetas e artistas que veem nos temas mitológicos grande relevância e significado.
Isso porque a Mitologia grega tem uma enorme riqueza de personagens e criaturas sobrenaturais que representavam características inerentes dos seres humanos e de suas personalidades, além de aspectos e forças da natureza.
Entre tantos seres mitológicos gregos, destacam-se:
Como comentado, os deuses gregos eram vistos como figuras antropomórficas e imortais – isso quer dizer que eram deuses que possuíam forma humana e apresentavam sentimentos e comportamentos humanos.
Pela diversidade de deuses e deusas dentro da mitologia grega, os deuses mais poderosos eram aqueles que viviam no Monte Olimpo, sendo chamados de Deuses Olímpicos ou Deuses do Olimpo, ou seja, era um modo de definir os principais deuses do panteão grego – que eram doze no total.
Tais deuses são:
Em certos textos, Dionísio – deus do vinho, do prazer e das festas – também faz parte do panteão no lugar da deusa Héstia.
Além destes, é importante destacar Hades como um dos principais deuses da mitologia grega, sendo este o deus do submundo e dos infernos, mesmo que este não possuía seu lugar no Monte Olimpo, pois vivia quase sempre no mundo dos mortos.
Conforme as lendas e histórias que fazem parte da mitologia grega, outras divindades também eram importantes, muito embora eram menores por serem servas ou descendentes dos deuses supremos, como é o caso de:
Existem muitos heróis gregos que foram os responsáveis por importantes e famosas lendas e histórias dentro da mitologia grega.
Alguns exemplos são:
Teseu
Filho de Egeu e Etra, Teseu é conhecido por ter sido responsável pela morte do Minotauro, no labirinto de Creta, criado pelo rei Minos.
Jasão
Jasão foi o líder dos Argonautas, cujo grupo tinha como objetivo recuperar o “Velocino de Ouro”. Na narrativa da mitologia grega, este objeto era guardado por um terrível dragão, mas Jasão e os seus companheiros enfrentaram inúmeros monstros e outros seres mitológicos, inclusive gerando a ira de certos deuses.
Belerofonte
Guerreiro semideus muito valente e forte que ficou conhecido por derrotar a Quimera, criatura que possuía cabeça de leão e corpo de cabra, com uma outra cabeça de dragão em sua parte posterior.
Além disso, é famoso por ter dominado Pégaso – o lendário cavalo alado (voador).
Perseu
Filho de Zeus e Danai (primeira companheira), é um emblemático semideus que foi capaz de enfrentar e derrotar a Medusa, cortando sua cabeça.
Héracles
Mais popularmente conhecido como Hércules (na mitologia romana), Héracles é um semideus famoso por realizar doze missões (ou trabalhos) tidos como aparentemente impossíveis.
Entre alguns de seus doze trabalhos, Héracles precisou matar ou capturar monstros perigosos, como uma serpente de nove cabeças e o cão de três cabeças que era guardião dos portões para o mundo subterrâneo.
Outro de seus trabalhos era coletar frutos de ouro que, conforme a lenda, garantiriam vida eterna às pessoas.
A relação entre Grécia e Roma é bastante antiga, quase tão antiga quanto o próprio nascimento das lendas e mitos. Isso fez com que muitas de suas tradições se misturassem e, ao longo do tempo, os deuses acabaram sendo adorados pelas duas culturas.
A grande maioria dos deuses romanos possuem seus equivalentes na mitologia grega, quase adaptações perfeitas, vale dizer.
Porém, a maneira como a mitologia romana enxerga e explica as divindades é distinta da mitologia grega. Os gregos, por exemplo, baseavam suas crenças nos mitos, enquanto os romanos se dedicavam principalmente aos rituais.
Alguns dos principais deuses romanos são (com seus correspondentes na mitologia grega):
Pelas similaridades entre as duas mitologias, é comum defini-las em um só nome: mitologia greco-romana.
Veja aqui tudo sobre Mitologia.
O significado de Mitologia grega está na categoria Significados