Mise en scène é uma expressão de origem francesa. Comenta-se que esta expressão possa ter surgido de mettre-en-scène, também do Francês, que significa “montar a ação no palco”.
O significado de Mise en scène está relacionado ao cinema, sendo que pode ser traduzido como encenação.
Esta expressão também pode estar associada à direção artística ou à produção de um filme ou de uma peça teatral. Nos casos de peças de teatro, mise en scène aborda também o posicionamento de uma cena, ou seja, a disposição de cenários no palco.
O conceito de mise en scène surgiu graças às peças de teatro clássicas francesas, entre o final do século XIX e início do século XX. Desde aquela época, a expressão definia o espaçamento de corpos e coisas em cena, valorizando de forma cada vez mais gradual o papel do diretor – pessoa responsável pelo planejamento do drama no espaço cênico.
Durante a década de 50, mise en scène se tornou a expressão popularmente utilizada para definir vários elementos, tais como: o enquadramento, os gestos e entonações da voz, a própria luz e também o movimento no espaço.
É possível afirmar que a mise en scène se refere também às relações da câmera no espaço e o projeto por trás da imagem. Por isso, diz-se da importância do diretor, que procura minimizar o papel da montagem, proporcionando emoção e significados pelo que acontece dentro de cada plano.
Nos primeiros “filmes de autor”, no começo do século XX, era possível reparar que o teor dramático que se transmitia caracterizava a própria essência do cineasta, já que ele utilizava modos diferenciados para construção de cenas.
Assim, entende-se que a expressão francesa visa estimular que o observador se concentre em detalhes específicos da cena, tais como o jogo corporal dos atores, a própria relação do ator com algum objeto que está ao seu redor, entre outros exemplos. Os ensaios são fundamentais para permitir que toda a cena fique mais orgânica.
É claro que a expressão mise en scène não é somente encontrada na indústria cinematográfica: pode-se utilizá-la em qualquer caso em que há necessidade de “construir” uma cena, como, por exemplo, definir cenários e outros elementos pertinentes. Um exemplo muito fácil para entendimento são as próprias festas de aniversário – o próprio aniversariante tem o costume de escolher características de decoração e seus convidados.
O mise en scène destaca-se fortemente no cinema francês, principalmente pela lista de nomes de peso, tais como os cineastas: François Truffaut, Alain Resnais e Jean-Luc Godard.
Outros nomes de diretores contemporâneos que podem ser apontados são Sofia Coppola e Paul Thomas Anderson.
Há o livro “Mise en Scène No Cinema – Do Clássico ao Cinema de Fluxo” de autoria de Luiz Carlos Oliveira Jr., lançado em 2013.
O significado de Mise en Scène está na categoria Significados