Misantropia tem como significado alguém que sofre aversão ou repulsa aos seres humanos ou à humanidade em geral. A pessoa que pratica a misantropia é o misantropo, cujo significado remete ao indivíduo que se sente desconfortável com a vida em sociedade, além de desconfiar e possuir antipatia em relação ás outras pessoas.
O significado de Misantropia, do ponto de vista etimológico, isto é, na origem da palavra, nos remete à junção de duas palavras gregas: “anthropos”, que tem como significado “ser humano”, com o termo “misos”, que quer dizer “ódio”. Então, o significado de misantropo indica que um sujeito tem ódio de outros indivíduos, no sentido de não querer conviver e compartilhar coisas com eles.
Apesar desta definição um tanto quanto radical contra os seres humanos, a misantropia em si não está associada de forma direta a atitudes extremas de ódio, como o extermínio da raça humana, por exemplo. O que significa misantropo dentro desse contexto é seu comportamento extremamente introspectivo, tímido e uma demonstração totalmente antissocial, de aversão mesmo de ter que se relacionar com outros indivíduos.
A misantropia tem sentimentos associados à tristeza, à melancolia e até mesmo à depressão, uma doença que afeta cada vez mais pessoas nos dias de hoje. Porém, na visão dos misantropos, tais condições e comportamentos não são vistos, necessariamente, como negativos. Isso porque os misantropos têm maior preferência por permanecerem em um estado de isolamento e de distanciamento social, evitando qualquer tipo de contato, o que faz com que seja interpretado por outros indivíduos como um ato depressivo.
A misantropia na Psicologia é analisada a partir de causas diversas que podem afetar a pessoa. Entre elas o isolamento ou mesmo a alienação social, isto é, quando o misantropo crê não se enquadrar em nenhum grupo social que observa na sociedade que também não possui as características comuns e condizentes aquele determinado grupo social.
Uma possível explicação encontrada por especialistas para compreender o fenômeno da misantropia estaria no medo da desilusão de que esse convívio social pode produzir internamente na pessoa. Isso faz com que ela ressalte apenas os pontos negativos da humanidade e da convivência em grupo.
Em casos extremos, a misantropia pode se manifestar por meio de intolerância a grupos sociais ou étnicos específicos, caso das mulheres (misoginia), negros (racismo), estrangeiros (xenofobia) e homossexuais (homofobia). A misoginia, por exemplo, é um dos casos em que mais se produz morte no mundo, ainda nos dias de hoje.
Embora não seja exatamente uma doença, logo, misantropia não possui tratamento, a misantropia apresenta sintomas que podem ser considerados como sinais por darem um norte para quem está próximo de indivíduos com essa característica ressaltada.
Tais sinais costumam aparecer nos primeiros anos de vida e são evidenciados pela timidez excessiva, a dificuldade em fazer amizades e o desejo de não se aproximar de algumas pessoas. Esses elementos servem como um teste para perceber a misantropia.
As características de misantropia mais comuns são: