Miopia é um tipo de doença ocular que dificulta a visão dos objetos à distância. A palavra tem sua origem no grego myopia, o qual é o mesmo que “olho fechado”, uma vez que é comum o individuo fechar um pouco os olhos para tentar ver melhor.
O surgimento da miopia pode ser causado de dois modos: pelo aumento do eixo ocular (também conhecido como miopia axial) de forma anormal ou pela ação de refração do cristalino que é muito intensa (que é conhecido como miopia de refração), o que faz com que a imagem seja formada antes da retina.
Deste modo, uma pessoa míope percebe facilmente os objetos que se encontram perto, mas tem dificuldades de identificá-los quando se encontram afastados a certa distância, os quais se apresentam geralmente desfocados.
É comum a pessoa sentir dores de cabeça, astenoscopia (erros de refração que podem provocar dores ao redor dos olhos) e, nos casos mais graves, pode aumentar o risco de glaucoma, cataratas e até descolamento de retina.
Para corrigir o problema da miopia, é necessário que o paciente utilize óculos, lentes de contato ou, dependendo do caso, se submeta a cirurgia. É considerada uma das doenças oculares mais comuns que chega a atingir cerca de 22% da população mundial, sendo que boa parte dos acometimentos afeta os adultos.
A Miopia precisa ser corrigida o quanto antes para que não acarrete maiores problemas de visão como, por exemplo, a sua provável perda. Um dos procedimentos mais recorrentes é a cirurgia refrativa que é um procedimento que altera a curvatura da córnea ou que permite a refração no interior do olho.
O método mais comum é o LASIK que é uma espécie de laser que faz exatamente esta modelagem e altera o foco. O procedimento é indolor e o tempo de recuperação do paciente é curto.
O significado de Miopia está na categoria Significados