Metamorfose é uma palavra com origem no grego antigo, “metamórphosis”, cujo significado é transformação. Originalmente ela foi formada pelo prefixo “meta” (mudar) e “morfón” (forma).
O sentido genérico de metamorfose é mudança, transformação de um ser em outro, de uma forma em outra. Podemos aplicar a palavra quando nos referimos a uma mudança súbita de caráter ou aparência de uma pessoa. Pode ser alusivo tanto à transformação física quanto à moral.
Em Biologia, o termo metamorfose é aplicado aos animais que mudam de forma durante a vida, principalmente insetos e anfíbios.
Metamorfose dos insetos
Como são passíveis de uma transformação radical, tendo etapas diferentes durante a vida, entre o estágio ovular e o adulto, os insetos sofrem metamorfose. A metamorfose dos insetos ocorre de diferentes maneiras entre as espécies.
Entre eles, alguns, como gafanhotos, cupins, piolhos, grilos e percevejos, passam por uma metamorfose incompleta, isto é: na eclosão do ovo é liberada uma ninfa muito semelhante ao animal adulto, embora com tamanho menor e asas muito reduzidas. Para se transformar em adultos, esses insetos passam pela metamorfose, adquirindo as características permanentes próprias para a procriação.
Por seu lado, borboletas, moscas, pulgas, mariposas, besouros, formigas, abelhas e outros, passam por uma metamorfose completa durante a vida. A primeira mudança ocorre ainda no ovo, quando emerge uma larva, que se alimenta constantemente, aumentando seu tamanho e acumulando energia. A segunda mudança as transforma em pupas, crisálidas ou casulos, quando são recobertas por substâncias distintas entre as espécies, dentro das quais praticamente se decompõem, emergindo como insetos adultos.
Metamorfose dos anfíbios
Os anfíbios são outra espécie que passa pela metamorfose durante a vida. O primeiro momento é a transformação de ovo para larva, depois ocorre o encurtamento do intestino, transformando também a dieta do animal, que passa a se alimentar de insetos em vez de algas.
O processo final é o crescimento da língua, desaparecimento das brânquias e suas fendas, a formação das patas e, finalmente, a formação da membrana do tímpano, quando já é animal adulto.
Metamorfose ambulante
Raul Seixas, um dos mais respeitados músicos brasileiros, compôs e gravou a música “Metamorfose ambulante”, em 1973. A música, que é sucesso até os dias de hoje, mostra a irreverência com relação à sociedade e a afirmação de ser uma pessoa em constante estado de mutação, podendo assim pensar mais livremente.
O significado de Metamorfose está na categoria Significados