Merchandising é um conjunto de técnicas que tem a finalidade de melhorar a exposição de um produto tornando-o mais visível e atraindo o consumidor.
A palavra Merchandising tem origem inglesa e significa literalmente “mercadoria”, mas é usada na linguagem empresarial como verbo para indicar o ato de negociar ou fazer algum negócio (propagá-lo).
O Merchandising é muito utilizado pelas empresas e é considerada uma excelente técnica de planejamento e promoção de um produto para impulsionar sua venda.
O objetivo é explorar o potencial do ponto de vendas como principal de fonte para conquistar os resultados sem ter necessariamente que fazer um grande investimento.
Este método de promoção faz parte de um planejamento de marketing que é um dos principais mecanismos da área de publicidade onde a criatividade é a principal característica.
Como o objetivo principal do merchandising é atrair o cliente, as empresas se utilizam e várias formas para expor ou promover um produto no local adequado, no tempo certo e com o preço atrativo.
Os principais autores da área de marketing classificam o merchandising em dois grupos: merchandising dentro do ponto de venda e merchandising fora do ponto de veda.
Estes grupos são compostos pelos subgrupos: Merchandising editorial e Merchandising visual
Merchandising Editorial é a técnica também conhecida como “product placement” (colocação do produto) que é a exibição de produtos em produções como: merchandising em novelas e programas de TV, merchandising em filmes e seriados e etc.
Esse tipo de promoção é feita de maneira muito discreta e fazendo o consumidor ter contato com a marca ou produto de forma mais suave e menos brusca. Por exemplo: em determinada cena em um filme, novela ou série, o ator aparece manuseando determinado aparelho celular ou tomando determinado tipo de refrigerante. Apesar de não ser uma propaganda agressiva, ela não passa despercebida e acaba despertando no espectador a vontade de conhecer o produto.
Essa técnica é mais direta e é considerada a mais difícil de ser planejada. Pois a estratégia é usar o máximo de recursos visuais possíveis para atrair a atenção para um determinado produto ou marca. É uma das mais utilizadas nos dias atuais.
Algumas empresas se esforçam em melhorar o visual não só do produto mas do ponto de venda também e apostam na decoração, espalham cartazes no local de venda ou até oferecem amostras do produto no local.
Outra forma de atrair a atenção dos potenciais compradores é ofertar brindes como canetas, camisetas (com o nome e/ou imagem do produto/empresa) criando assim um representação mental potencializando a procura pelo produto. Outra maneira é distribuir em locais estratégicos amostras do próprio produto.
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