O termo meme vem do grego mimena, que tem como significado imitação. A palavra foi incorporada aos conceitos do livro do biólogo ateu evolucionista Richard Dawkins. Dawkins em 1976 publica seu famoso livro The Selfish Gene, em português O Gene Egoísta, onde desenvolve sua teoria sobre os memes.
No livro, Richard Dawkins aponta que meme é qualquer tipo de informação capaz de se multiplicar e se espalhar, pode ser uma ideia, uma música, um conceito, qualquer aspecto de uma cultura, enfim. Contudo, Dawkins utiliza esse conceito para exemplificar a sua teoria sobre os genes. Para ele os genes são memes que se multiplicam e se espalham incessantemente, e esse comportamento é a base da evolução humana e de qualquer forma de vida na terra. O ramo da ciência que estudo os memes e o seu comportamento é chamado de memética.
O termo meme se popularizou mundialmente com a internet. Num primeiro momento, quando uma vídeo, imagem, ideia, enfim, quando alguma coisa se espalhava e se popularizava muito rapidamente na rede mundial de computadores, dizia-se que a tal coisa viralizou. Contudo, no inicio da atual década com o sucesso das chamadas meme faces, tornou-se comum também utilizar o termo meme para definir algo que se espalhou e ganhou a web, especialmente quando se trata de algo engraçado.
Entre as muitas memes faces que fizeram sucesso podemos citar a Troll Face, Forever Alone, Me Gusta, Not Bad, Poker Face entre muitas outras. Todas imagens que se espalharam e eram usadas de maneira cômica nas mais diversas ocasiões, para fazer humor em cima de algum acontecimento ou mesmo para criar uma piada. Meme faces brasileiras também surgiram, e a mais famosa delas é a “Morre Diabo”.
Entretanto, a partir das memes faces muitas outras imagens foram compartilhadas a exaustão pelas redes sociais para provocar riso, e todas podem ser chamadas de meme.
O significado de Meme está na categoria Significados