Melancolia é uma palavra de origem grega (μελαγχολία – melagcholía) e que derivou do latim (melancholĭa), cujo significado é “bílis negra”. Deste modo, trata-se de uma tristeza profunda e apatia, onde a pessoa acometida se sente abatida, com o olhar direcionado ao infinito, às vezes perdido e começa a emagrecer.
Nem sempre a pessoa melancólica possui um motivo aparente que a deixa submersa nesse estado emocional, o qual pode durar alguns dias ou até semanas.
Não é de hoje que a melancolia é considerada uma doença. Por volta do século V a. C., o médico grego Hipócrates (460 a. C. - 377 a. C.) a descreveu como uma patologia em sua célebre teoria dos 4 humores corporais, que são: fleuma ou pituíta, sangue, bílis negra e bílis amarela. A saúde é o equilíbrio entre eles.
O desequilíbrio, a dor ou enfermidade e a influência de Saturno provocava a secreção da bílis negra no baço, e isso ocasionava a alteração do humor com o seu escurecimento que o levava para o estado de melancolia.
Na medicina moderna, a melancolia só é considerada patológica quando a mesma provoca a alteração normal do pensamento do paciente, bem como a dificuldade que o mesmo tem em realizar suas atividades ou interagir com as demais pessoas nos meios sociais. Neste caso, ela deverá procurar um terapeuta ou psicólogo que possa orientá-la.
Na Psiquiatria, o médico austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939) observou, em seus estudos sobre o superego, que a melancolia se apresentava de modo semelhante a um estado de luto, mas sem a perda de algum ente, senão a chamada perda narcisista, a qual é percebida através da autodepreciação que um indivíduo pensa e fala de si mesmo.
Por ora, se definem como pessoas inúteis ou mesmo incapazes de realizarem satisfatoriamente bem alguma coisa. Em alguns casos, dizem que possuem dificuldade de se suportarem.
Por outro lado, no Romantismo, como também na Renascença, a melancolia era considerada a partir de um aspecto positivo, onde ela seria uma espécie de doença que permitia uma experiência de enriquecimento da alma sobre aquele a qual ela acometia.
Em ciências como a caracterologia, a melancolia é classificada como um dos quatro tipos de personalidade. As demais são: Fleumático, Colérico e Sanguíneo. Pessoas Melancólicas são consideradas como idealistas, abnegadas, perfeccionistas e de temperamento analítico.
Melancolia ou Melancholia é o título do filme dinamarquês que foi escrito e dirigido pelo cineasta Lars von Trier (1956 - ) que foi distribuído em 2011. O filme de ficção científica retrata a vida de duas irmãs durante e após os seus casamentos. Segundo o próprio Trier, a inspiração do filme se deu a partir de um episódio depressivo sofrido e o posterior conhecimento de que pessoas depressivas costumam ficar calmas diante de episódios depressivos.
O significado de Melancolia está na categoria Significados