Medíocre é uma palavra que vem do latim mediocris e possui vários significados na língua portuguesa. Pode ser usada como adjetivo, caracterizando:
Medíocre aparece também como substantivo, designando uma coisa ou pessoa:
A palavra medíocre é mais comumente usada no sentido pejorativo, para designar alguém ou o trabalho de alguém como abaixo da média, ordinário, irrelevante, insignificante, vulgar. Medíocre também significa algo que, por falta de capacidade, foi muito difícil de ficar pronto, de apresentar resultado, ou seja, uma tarefa sofrível.
Usar a palavra medíocre para se referir a alguém é um insulto, pois significa dizer que aquela pessoa não será capaz de se destacar em nenhuma das atividades a que se propõe realizar, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.
Medíocre, levado ao significado mais próximo da raiz da palavra, significa mediano. Não é tido como um insulto, não designa o que está abaixo da média e, sim, aquilo que está exatamente na média, cujo resultado fica entre o bom e o mau; ou que fica entre o que é grande e o que é pequeno.
Medíocre é um anagrama de merecido.
Já não é de hoje que pensadores afirmam que a humanidade vive de acordo com uma mediocridade reinante. Tal ideia costuma surgir justamente das pessoas que não são medíocres, aquelas que tiveram destaque naquilo a que dedicaram a vida e se baseia na observação de uma maioria que não aplica 100% de suas energias na realização de nenhuma de suas atividades, mas que se apraz em criticar obras de verdadeiro valor.
Hoje o que temos, por um lado, é um mundo que exige que cada pessoa desempenhe tantas tarefas simultaneamente, que fica impossível que alguém apresente resultados acima da média em qualquer delas. Por outro lado, veem-se pessoas que se esforçam, atingem a excelência, mas não alcançam posições tão elevadas quanto outras que usam meios menos ortodoxos de crescimento, o que desincentiva a realização de tarefas não medianas.
Pessoas que conseguem ultrapassar o limite da mediocridade, atingindo realizações recordes, normalmente são exceções e têm muito destaque, servindo de exemplo para uns e motivo de inveja (e alvo de crítica) para outros. Mas a “lei” do menor esforço, seguida pela maioria, implanta a mediocridade como regra geral, sem que ao menos as pessoas se deem conta.
Goethe
“Não há maior consolação para a mediocridade do que o fato de o gênio não ser imortal”.
Machado de Assis
“A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras”.
François La Rochefoucauld
“Geralmente os espíritos medíocres condenam tudo o que está para além do seu alcance”.
Carlos Drummond de Andrade
“As obras-primas devem ter sido geradas por acaso; a produção voluntária não vai além da mediocridade”.
Oscar Wilde
“Só os medíocres são populares”.
Sofocleto
“A mediocridade é a arte de não ter inimigos”.
Vergílio Ferreira
"Como é que um tipo que é medíocre há de saber que é medíocre, se ele é medíocre?".
O significado de Medíocre está na categoria Significados