Máximo é um adjetivo ou substantivo masculino, de acordo com seu significado e ocupação em uma frase. Em linhas gerais significa o que “atingiu o topo”, sua maior quantidade, seu mais alto grau.
Com origem latina, máximo deriva de maximus, superlativo de magnus que significa maior, alto, grande.
Enquanto adjetivo pode significar aquilo que atingiu seu maior número, sua maior quantidade prevista ou seu apogeu. É uma palavra ativa em língua portuguesa, sendo utilizada em várias situações e cenários diferentes.
Exemplos:
Enquanto substantivo, é principalmente associado à matemática. O máximo divisor comum (MDC) é obtido em números naturais. Por exemplo: os divisores comuns de 12 e 18 são 1, 2, 3 e 6. Sendo este último o máximo divisor comum de 12 e 18.
Já como locução adverbial, “no máximo” pode significar “na pior das hipóteses” ou “prazo limite” para algo.
E enquanto interjeição, é comum a utilização da expressão “Que máximo!” ou “Você é um máximo!” para expressar que algo ou alguém agradou tanto que não há comparações, ele se tornou o “máximo”.
Há ainda uma conhecida canção brasileira composta pelo falecido cantor Raul Seixas, cujo título é “Tu és o MDC da minha vida”, que brinca com o termo, usando seu sentido matemático para expressar e dar ênfase ao quanto a pessoa homenageada na canção é querida pelo eu-lírico.
O significado de Máximo está na categoria Significados