Marxismo é um substantivo masculino.
O significado de Marxismo é o nome dado a uma teoria filosófica, política e econômica criada pelo filósofo social alemão Karl Marx (1818-1883) e com o auxílio do seu colaborador e revolucionário alemão Friedrich Engels (1820-1895), durante os anos de 1840 e 1850.
O Marxismo se define como uma ideologia caracterizada por depreciar radicalmente o capitalismo e declarar a independência da humanidade concebendo uma sociedade democrata. O pensamento principal da teoria marxista é o trabalho e a luta de classes como o “motor da história”, não esquecendo da produção dos bens materiais como o fator condicional da vida social, política e intelectual.
Os socialistas que tinham pensamentos utópicos já tinham teorias diversas sobre formas aptas de solucionar as diferenças entre os componentes da classe operária e e da burguesa dominante. Entretanto, Marx e Engels empreenderam maior reflexão sobre a relação humanas para com as entidades que controlavam a sociedade – foi a partir disso que surgir os princípios que deram o fundamento do Marxismo ou o Socialismo Científico, como também ficou conhecido.
De todo modo, cabe mencionar que o Marxismo foi gerenciado por meio de três costumes intelectuais elaboradas na Europa no século XIX. São elas:
Graças a essas concepções, a humanidade foi possível de ser estudada e, de ter determinada, seu materialismo
Foi através da publicação do Manifesto Comunista, em 1848, que Marx e Engels analisaram a condição da Europa naquele momento e prestaram considerações relacionadas ao trabalho, à propriedade, à produção e à exploração a que o proletariado era sujeito. Com este contexto, os autores propuseram a luta contra o capitalismo com a ascensão instantânea do socialismo, de modo que as massas operárias pudessem obter os meios de produção e assumir o poder econômico e político.
Portanto, o Marxismo tem as seguintes características:
A teoria marxista foi modificada e aprimorada ao longo do tempo tanto por eles como por seus discípulos, especialmente pelos revolucionários russos que tinham o intuito de instaurar um governo socialista baseado nos estudos de Marx, durante a revolução de 1917 na Rússia, como foi o caso de Leon Trotsky e Vladimir Lenin.
Após a Segunda Guerra Mundial, as ideias marxistas também inspiraram várias revoluções e governos, como no caso da formação da República Popular da China, da Alemanha Oriental, da Coreia do Norte, entre outros.
O liberalismo é uma ideologia que expressa os ideais da burguesia, sendo o oposto do Marxismo, estando dominante na sociedade do Ocidente do século XIX, afirmando que a emancipação do indivíduo de todos os modos de opressão são consideradas injustas, da mesma forma que a elevação e o usufruto do valor da pessoa humana para as regalias próprias e da sociedade.
Para o liberalismo, negava-se a origem divina do poder, existindo o direito natural de todos os cidadãos de terem a liberdade, propriedade privada e resistência contra governos tiranos. Economicamente falando, os liberais tratavam da livre concorrência, da ampliação da produção, aumento da qualidade do produto, menor custos de produção e a lei natural da oferta e da procura.
O significado de Marxismo está na categoria Significados