Maromba é um daqueles termos que podem ter muitos significados. Sua origem é árabe, “mabruma”, que é a vara utilizada por acrobatas para manter o equilíbrio andando na corda bamba.
Como toda palavra que se torna parte da gíria, maromba também pode significar esperteza ou malandragem, ou pode também ser usada para classificar a atitude de uma pessoa indecisa, ou ainda descrever uma situação crítica, uma posição difícil que exige determinação ou força para ser resolvida. Esta classificação evidencia claramente a associação de ideias presente na criatividade do ser humano: como a palavra vem das varas usadas pelos acrobatas, decidir sobre uma situação é “andar na corda bamba”, manter o equilíbrio mental para decidir.
Para os praticantes de musculação, maromba é sinônimo de exercícios físicos ou exercício de musculação. Os frequentadores de academias também utilizam maromba para referir-se a suplementos que possam torná-las “saradas”, classificando essa condição como maromba máxima, maromba pura ou maromba total.
Já na Amazônia, maromba é o nome de uma jangada de madeira, muito comum para transporte de objetos, plantas, móveis, e até mesmo gado em épocas de cheia dos rios. E também pode ser o nome que os nativos dão a uma manada de bois.
Em olarias o termo maromba designa uma máquina de produção de tijolos. É usada no primeiro estágio de fabricação de tijolos, onde são misturados diferentes tipos de argila para cada tipo de tijolo que se deseja produzir. Depois de passar pela maromba, a massa é passada para as formas, que vão dar o formato aos diferentes tipos de blocos e tijolos de construção.
Como podemos verificar, quando se trata de uma palavra que tanto pode ser designação de processo, objeto ou atividade, o seu significado vai depender única e exclusivamente do contexto em que está sendo utilizado.
O significado de Maromba está na categoria Significados