Marketing pessoal é uma ferramenta utilizada por quaisquer profissionais que queiram alcançar o sucesso. O marketing pessoal é o conjunto de atitudes que um profissional pode aprender para saber “vender” sua imagem.
O marketing existe para apresentar ao mercado um novo produto ou serviço e sustentá-lo na preferência do consumidor; campanhas de marketing não são atitudes aleatórias, mas o resultado de um processo sistemático de aplicação do conhecimento e da criatividade na valorização daquilo que é oferecido.
Levados para o âmbito pessoal, os conceitos de marketing vêm sendo usados na promoção e diferenciação do profissional.
Para que serve o marketing pessoal?
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, com profissionais cada vez mais gabaritados para concorrer às melhores vagas de emprego. Ter estudado numa boa instituição e adquirido experiência na área já não são atributos suficientes para passar numa entrevista de emprego. As empresas querem mais.
O significado de marketing pessoal se insere neste contexto: o profissional moderno deve também ter a habilidade da comunicação bastante desenvolvida. Numa entrevista de emprego, não apenas o currículo será avaliado; você será avaliado pelo contratante, que quer se assegurar de incluir em sua equipe alguém que saiba valorizar o próprio trabalho.
A imagem que passamos é muito importante e deve ser trabalhada. Sua competência para o trabalho será comprovada somente com o tempo, mas antes da contratação, você deve saber se portar de forma a fazer sua promoção pessoal.
Marketing pessoal não é sinônimo de mostrar qualidades que você não tem; marketing pessoal é conhecer suas próprias capacidades e limitações e buscar sempre o crescimento pessoal. Como resume o publicitário Chuck Lieppe: “Aparentar ter competência é tão importante quanto a própria competência”.
Investir em marketing pessoal é agregar valor à qualidade do seu trabalho através do desenvolvimento da inteligência emocional. Para crescer na profissão e se tornar uma pessoa de sucesso, você precisa desenvolver características como:
-otimismo;
-maturidade;
-paciência;
-criatividade;
-liderança.
O desenvolvimento destas características é um dos passos para o início do traçado de uma boa estratégia de marketing pessoal e trará resultados positivos também para sua vida pessoal.Dicas para o marketing pessoal
Algumas das mais importantes estratégias de marketing pessoal são:
-capacidade de comunicação
O que seria do marketing sem a comunicação? Este é o primeiro atributo a desenvolver. Você deve saber usar as palavras de forma a transmitir suas ideias de forma clara e sucinta, certificando-se de que está sendo compreendido.
Nenhuma empresa coloca em prática uma campanha de marketing sem conhecer a opinião de seus clientes. No marketing pessoal isso também precisa ser implementado. Saber comunicar-se não se resume a falar, mas também aprender a ouvir, a dar valor às palavras, ideias e pensamentos do outro.
-postura profissional adequada
Aprender a se comportar da forma adequada em cada ambiente em que se encontrar, sabendo ser sério quando for necessário e descontraído quando a situação o permitir; conseguindo diferenciar sua postura profissional da sua postura na vida pessoal. Saber respeitar todas as pessoas. Seu comportamento deve refletir seus princípios de cordialidade e profissionalismo.
-cuidados com a aparência
Sua imagem pessoal começa a ser construída pela aparência. Compreender o contexto de cada situação e adaptar sua forma de se vestir de acordo com cada uma delas. Vestir-se informalmente em ocasiões formais pode denotar desprezo em relação às regras; vestir-se formalmente em ocasiões informais pode gerar antipatia e transmitir uma imagem arrogante.
-criatividade e inovação
Ter a habilidade de criar soluções para os desafios. Saber expressar suas ideias e mostrar-se disponível para auxiliar os colegas de trabalho.
-humildade
Compreender que todas as pessoas têm capacidades. Entender que no momento em que você achar que já sabe de tudo, você parará de crescer. Aceitar críticas e conseguir enxergar e admitir as próprias falhas.
O significado de Marketing pessoal está na categoria Significados