Marketing é uma palavra que vem do substantivo market, que significa mercado em inglês. O significado de marketing engloba, então, todos os métodos e técnicas destinados ao desenvolvimento das vendas e envolve as estratégias de cada empresa para a atuação no mercado, regulando preços, distribuição, comunicação e produto.
O conceito de marketing é também a ciência que estuda um mercado em busca de conhecimentos úteis para que as empresas possam ofertar produtos e serviços adequados para a satisfação dos consumidores.
A forma correta da palavra é marketing.
O plano de marketing de uma empresa é o conjunto de estratégias que a equipe de marketing vai utilizar para levar a empresa à maximização dos lucros (meta de qualquer empreendimento).
O plano de marketing passa pelas seguintes etapas:
1 - Análise de mercado
A primeira tarefa é conhecer as condições do mercado em que a empresa irá atuar, identificando oportunidades de crescimento.
2 - Definição do público-alvo
A empresa precisa definir a que setor da sociedade se destina seu produto ou serviço; só assim poderá trabalhar voltando-se especificamente para o público escolhido, “falando a mesma língua” de seus potenciais clientes.
3 - Mix de marketing
Conhecido o mercado e o consumidor, o próximo passo é decidir especificamente que ferramentas e canais de comunicação serão utilizados.
4 - Plano de ação
Esta é a fase em que o conhecimento sobre o mercado e as decisões acerca do mix de marketing são colocadas em prática.
5 - Gerenciamento
Periodicamente a empresa precisa gerar relatórios que demonstrem a eficácia de suas estratégias, que podem ser alteradas conforme necessário.
O marketing precisa evoluir de acordo com as mudanças da sociedade. Nos últimos anos, o perfil dos consumidores tem se alterado e as empresas que quiserem continuar atuando ou entrar no mercado precisam se adequar a essas novas exigências.
O consumidor moderno não busca mais apenas preço e qualidade: ele busca também conhecer os valores que norteiam a atuação da empresa em termos de ética, respeito aos funcionários, ao meio-ambiente e à sociedade como um todo.
O Marketing 3.0 visa atender às exigências deste consumidor preocupado em fazer do mundo um lugar melhor.
Também chamado de marketing de rede, esse modelo surgiu a partir do sistema de vendas diretas da preocupação das empresas em estabelecer um relacionamento mais estreito com os consumidores (marketing de relacionamento). O modelo remunera tanto através das vendas como através do recrutamento de novos vendedores. Os rendimentos devem ser gerados prioritariamente através das vendas (mais de 70%) e, em segundo lugar, pela ampliação da equipe; caso contrário, é considerado esquema de pirâmide, que traz lucros apenas para a empresa, não para os vendedores.
Marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing que se utilizam da internet. As principais ferramentas de marketing digital são:
-e-mail marketing;
-website;
-blog;
-e-commerce;
-mídias sociais (também chamado de marketing social);
-marketing viral (estratégia que busca crescimento exponencial na divulgação, através das redes sociais, por exemplo).
O marketing de guerrilha é uma forma de divulgação da marca com baixo custo, usando espaços inovadores e formas inusitadas de comunicação com os clientes. Costuma gerar bons resultados.
O marketing direto ou marketing 1 a 1 é a estratégia voltada especificamente para um cliente ou transação. Dessa forma as empresas buscam satisfazer as necessidades de cada cliente de forma personalizada, fidelizando-o.
Marketing esportivo é o conjunto de estratégias de marketing que se utilizam do esporte como ferramenta de comunicação. Pode ser o patrocínio a um time, um evento, um produto relacionado ao esporte ou voltado para a prática de um esporte.
São os conceitos de marketing levados para o nível pessoal, buscando demonstrar os próprios atributos dentro do ambiente profissional, com bom domínio da comunicação e valorização do próprio trabalho.
São os esforços para a conquista dos clientes nos pontos de venda. É a criação de displays e formas de dispor os produtos de forma mais atrativa nas prateleiras das lojas, por exemplo. Aqui se inclui o design das embalagens e o treinamento de equipes para atuar diretamente nos pontos de vendas.
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