Market Share é o termo inglês utilizado no Brasil para definir a participação no mercado. Market, em inglês, é mercado, e share é quota ou fatia.
Market Share pode ser traduzido literalmente como quota de mercado, que é a expressão utilizada em Portugal, ou mesmo participação no mercado. A expressão Market Share refere-se à quota que uma determinada empresa tem na sua área de atuação ou no segmento de qualquer produto.
O Market Share é um índice que avalia a participação no consumo de um determinado produto, mostrando a força de penetração da marca. Assim, um produto que pode ser colocado no mercado na proporção de 10 mil unidades, pode dar o market share de 20% a uma empresa que consegue colocar 2 mil unidades desse mesmo produto.
O market share, muitas vezes, é o responsável pelo aumento de preços de um determinado produto, quando ele se torna essencial para os consumidores. Assim, um preço pode se alterar devido ao seu alto consumo. A livre concorrência é que pode estabelecer a equalização dos preços, oferecendo produtos com a mesma qualidade.
O market share também pode ser uma ferramenta bastante útil para o planejamento das empresas, o estabelecimento de metas de crescimento e de penetração no mercado. Pelas pesquisas de market share também é possível descobrir onde existe a procura, isto é, os nichos onde a empresa ainda pode crescer.
Com planejamento baseado no market share, a empresa também pode se especializar ainda mais, buscando ampliar o seu índice e oferecendo seus produtos de forma mais individualizada, considerando até mesmo o perfil do consumidor e fazendo um atendimento mais personalizado.
Market Share – setor de telefonia
No mercado de telefonia celular, a operadora Vivo mantém há dois anos a liderança, com a participação de 28,75%. As outras operadores, pela ordem de participação, são a TIM, a Claro e a Oi. Até maio de 2013 a Vivo tinha ampliado seu market share em 0,04% ao mês.
Market Share – Sistema Operacional Android
Com a aceitação por parte do mercado, o sistema operacional Android é atualmente o maior sucesso de aplicação. O market share do Android chegou a 78,6% em fins de 2013, enquanto seu concorrente mais próximo, o iPhone OS, nem chega a concorrer: o market share do iPhone é de apenas 15,2% no mesmo ano.
Market Share – Cervejas 2014
Entre as cervejarias, onde é grande a concorrência pelo menos para chegar à detentora do maior índice de market share, a disputa continua entre a Cervejaria Petrópolis, Schin e Heineken que, juntas, alcançaram em 2014 o índice de 30% de market share. A AmBev ainda é a líder do mercado, com índice de market share em 70% nas suas cervejas Skol, Brahma e Antarctica.
O significado de Market Share está na categoria Significados