Marasmo é uma palavra cujos significados são: sentimento de tédio, falta de coragem ou indiferença. Quando a vida entra em um marasmo, não há vontade de fazer nada, e as atividades antes prazerosas perdem a graça. Mas, a palavra marasmo também é usada na medicina para designar desnutrição em estágio crônico. Conheça a fundo todos os significados dessa palavra.
O substantivo marasmo vem do grego marasmós. Podemos dizer também que o marasmo é um tempo onde não acontece nada significativo na vida. Além de tédio, os sinônimos de marasmo são apatia, desânimo, melancolia, pasmaceira, inércia, inatividade, estagnação e prostração.
Além do marasmo, no sentido de apatia e período que não acontece nada, há o marasmo nutricional, que é o estágio crônico de desnutrição caracterizada pela ausência de lipídios e carboidratos na alimentação.
O marasmo nutricional é caracterizado por uma alimentação pobre em lipídios e carboidratos. Essa deficiência alimentar atinge crianças no máximo 2 anos que passam longos períodos sem receber alimentos. A incidência dessa deficiência nutricional é mais comum nos países subdesenvolvidos e nos emergentes.
Crianças com essa condição apresentam peso 60% menor. Os principais sintomas de marasmo nutricional são apatia, pele enrugada, queda capilar severa, costelas aparentes, atrofia muscular e infecções intestinais que potencializam perda de nutrientes. O tratamento do marasmo nutricional começa com hidratação e retomada do ganho de peso. Feito isso, é hora de organizar a alimentação. O plano alimentar inclui ingestão de leite desnatado para recuperar carboidratos e proteínas. Após essa etapa, vem a adoção de alimentos com gordura.
Existe também um marasmo nutricional chamado Kwashiorkor. Descoberto pelo pediatra jamaicano Cicely Williams, a característica do Kwashiorkor é a baixa ingestão de proteínas. Atinge crianças de 1 a 3 anos moradoras de áreas miseráveis. Outras causas são doenças que dificultam a absorção de proteínas, infecções parasitárias e insuficiência hepática causada por aflatoxina, substância tóxica provocada por fungos. Os principais sintomas de Karwashiorkor são apatia, mudanças na cor da pele, alterações na cor e textura capilar, inchaço abdominal intenso.
O diagnóstico é por meio de exames como o de urina, níveis totais de proteína, hemograma completo, potássio sérico, creatinina sérica, clearance de creatinina e gasometria arterial. Já o tratamento de Kwashiorkor é o consumo de fontes de proteína, feijão, soja, leite e derivados, peixe e carne vermelha, balanceando com alimentos fontes de vitaminas e minerais ausentes no organismo. A prescrição de antibiótico é necessária quando houver alguma infecção.
O significado de Marasmo está na categoria Significados