O significado de maori se divide em quatro, todos relacionados entre si:
-o idioma falado na Nova Zelândia antes da colonização europeia;
-o povo Tangata whenua, a população indígena nativa da região (autodenominada maori), posteriormente chamada pelos colonizadores de aborígenes;
-a cultura do povo maori, incluindo sua religião;
-dentro do idioma maori, a palavra significa normal.
Cultura Maori
Na cultura do povo maori, as lendas passadas de geração a geração pela oralidade utilizam o vocábulo maori na distinção entre as pessoas (mortais) e as divindades.
Na religião maori, considera-se que todos os elementos da natureza (mesmo os seres vivos) se originaram de uma mesma raiz, o whakapapa, sendo assim, tudo o que existe está imbuído de uma força proveniente do whakapapa, a força Mauri.
A cultura maori ainda é forte e bastante presente na Nova Zelândia, porém, apenas 14% da população neozelandesa é descendente dos maori.
Lendas e profecias maori
Como muitas religiões, a religião maori também faz previsões para uma mudança de proporções gigantescas que dariam início a uma nova era (no catolicismo, temos o Apocalipse descrito na Bíblia, por exemplo).
A profecia maori fala de desastres naturais sucessivos que conseguirão destruir a barreira que divide os mundos (físico e espiritual), unindo-os para o nascimento desta nova era.
Segundo a tradição maori, os tangata whenua teriam chegado à Nova Zelândia há cerca de mil anos, vindos de uma ilha mítica da Polinesia.
Maori tatoos
Na cultura maori, as tatuagens, chamadas Ta moko, sempre tiveram as funções de:
-descrever a história do indivíduo;
-contar a história de seus ascendentes, remontando à origem whakapapa;
-demonstrar em cada pessoa sua posição social, nível de conhecimento, graus de habilidades e qualificação para o casamento.
Como quaisquer outras formas da arte maori, as tatuagens estão ligadas à espiritualidade; não tinham apenas a função de enfeitar o corpo, eram também “prescritas” pelos tohunga como forma de cura de males da alma. Tohunga é o nome que se dá aos especialistas e aos artistas maori (como os curandeiros, sacerdotes, conselheiros, professores). A aplicação da tinta era feita com objetos cortantes (ossos, por vezes).
As tatuagens maori também tinham como intenção o embelezamento do corpo.
Símbolos maori
A arte maori se utiliza de símbolos para se expressar. Todos os símbolos vêm da espiritualidade do povo maori. Entre os mais comuns estão:
-Manaia – manaia é um pássaro que consegue estabelecer a comunicação entre o mundo espiritual e o mundo terrestre. Com sua grande energia, manaia protege o céu, o mar e a terra contra o mal.
-Tiki – este é o símbolo que representa cada homem da forma como ele foi criado, de acordo com as características de seu ancestral whakapapa.
-Língua humana – a língua humana aparece tanto nas esculturas Tiki quanto em cerimoniais; representa a coragem e a força diante de um desafio; simboliza a característica guerreira do povo maori.
-Koru – Koru se representa como uma espiral; é o ciclo eterno da vida, o renascimento inerente à existência da vida.
-Geckos – os gekhos são símbolos que protegem as pessoas dos perigos que o futuro lhes reserva, pois conseguem prever eventos porvindouros.