Mão na roda é uma gíria muito comum no Brasil e expressa a ideia de uma ajuda importante, algo que facilitará um projeto, um intento, um trabalho.
Sempre quando alguém está com alguma dificuldade e aparece algo ou alguém que ajude nessa dificuldade, podemos dizer que essa ajuda foi uma mão na roda. Em geral, uma mão na roda é a ajuda de uma pessoa, mas pode ser considerada também uma mão na roda um aparelho, uma ferramenta, um utensílio, um objeto que auxilie em um momento difícil, que torne menos custoso um trabalho.
A expressão mão na roda é, portanto, uma expressão idiomática, pois o sentido das palavras que a compõe não permitem identificar o seu significado, é preciso ter um conhecimento mais aprofundando da língua portuguesa para poder compreender o seu uso.
A explicação mais aceita para a origem da expressão vem do tempo em que os veículos tinham tração animal, como carroças, charretes, carros de boi e etc. Conta-se que esses veículos não raramente atolavam, pois, estradas pavimentadas eram raras, e qualquer chuva mais intensa provocava lama.
Assim, para ajudar a desatolar essas veículos de tração animal, era preciso que alguém viesse ajudar, empurrando as rodas do veículo, ou seja, colocando a mão na roda. Com o tempo, sempre que se precisasse de uma ajuda para um atolamento precisava-se de uma mão na roda e a ajuda era considerada ou dita como uma mão na roda.
Aos poucos a expressão foi ganhando um sentido conotativo e passou a ser usada para designar não só a ajudar recebida nos atoleiros, mas toda e qualquer forma de ajuda. O sentido pegou e até os dias de hoje mão na roda é sinônimo de ajuda, auxílio, dar uma força, aquela “mãozinha”.
O significado de Mão Na Roda está na categoria Significados