Mão-morta é um substantivo feminino.
O significado de Mão-morta é entendido como o pagamento de uma tarifa por parte dos servos para que pudessem continuar servindo a uma família feudal.
Isso quer dizer que a mão-morta se torna uma espécie de taxa a ser paga pelos servos ao senhor feudal, que em caso de falecimento (do patriarca), ele poderia permanecer nas terras.
A mão-morta foi uma prática muito comum do Feudalismo, durante a Idade Média, por todo a Europa.
Esse “imposto” não era o único: havia uma lista de obrigações feudais, chamadas também de tributos feudais, que eram deveres dos servos (camponeses) em cumpri-las. Somente assim os servos continuariam a usufruir das terras dos senhores feudais ou do rei, além de ter a proteção do feudo.
De modo geral, a mão-morta é vista como uma exploração, pois nem menos com a morte dos pais, os servos não tinham liberdade – mas apenas de continuar o trabalho de seus entes queridos.
Além deste imposto feudal, haviam outros. Os principais eram:
A corveia seria um pagamento através de serviços prestados do servo tanto nas terras do feudo como nas instalações do senhor feudal. Algumas vezes por semana, o servo tinha que cumprir algumas tarefas diversas.
Nota-se que os servos basicamente tinham somente o pouco que garantia a sobrevivência da família.
Mão-morta ainda é um termo utilizado para designar a situação em que os servos estavam em relação à privação de legar seus bens através de um testamento.
Mão Morta é também o nome de uma banda portuguesa, criada em Braga no ano de 1984. Ainda ativa, o grupo já ganhou diversos prêmios e, em seu portfólio, já conta com mais de 15 álbuns.
O significado de Mão Morta está na categoria Significados