Manutenção é um substantivo feminino. O termo tem origem no Latim manutentio, que significa “ato de segurar a mão”.
O significado de Manutenção é o efeito ou a ação de manter ou manter-se, de sustentar, de conservar ou consertar alguma coisa.
Por exemplo: “Pedro priorizava pela manutenção da família.”
Manutenção também é um termo utilizado para definir o gasto gerado com o sustento de algo ou alguém, sendo o mesmo que despesa, mantimento.
Em outras situações, manutenção equivale a “o que oferece apoio”.
O termo “manutenção” é mais lembrado por definir o conjunto daquilo que é necessário para manter e/ou conservar alguma coisa, isto é, aquilo que se utiliza para garantir o bom e correto funcionamento de algo.
São exemplos simples a manutenção de máquinas e a manutenção de ferramentas.
Desse modo, a palavra “manutenção” é descrita como um serviço de conservação, até mesmo como uma fiscalização em estabelecimentos (empresas ou oficinas, por exemplo).
Existe também uma relação entre manutenção com a conservação periódica, isto é, uma forma de prestar cuidados e consertos necessários a cada determinado período de tempo como uma forma de preservação de algo. Esse tipo de manutenção é bastante visto em patrimônios históricos, por exemplo.
De um modo geral, a manutenção tem o intuito de reparar ou repor alguma coisa que estava estragada ou que já não funcionava adequadamente.
Manutenção preventiva é o tipo de manutenção realizada quando não há defeitos nas máquinas ou equipamentos, mas tem como objetivo evitar/prevenir que apareçam avarias e que haja interrupção na produção.
Este modelo de manutenção leva em consideração alguns fatores estatísticos para determinar quando será necessário intervir e quais medidas deverão ser tomadas para realizar tal manutenção preventiva.
Ao contrário da manutenção preventiva que precisa analisar padrões ou índices estatísticos, a manutenção preditiva possui um sistema de monitoramento para avaliar o status real da máquina ou peça.
Esse modelo de manutenção é fundamental para prever possíveis erros que irão exigir serviços de manutenção corretiva.
A manutenção corretiva, como se pode imaginar pelo nome, é aquela que conserta o equipamento ou máquina justamente após ocorrer alguma falha ou quebra. Basicamente, ela corrige um problema já existente.
O maior problema de possuir somente esse tipo de manutenção é que, quando há um equipamento estragado, a empresa em questão pode perder lucros durante o tempo em que o equipamento permanecer ocioso para reparos.
Os sinônimos de manutenção são:
Os antônimos de Manutenção são: