Manolo é uma variação do nome Manoel, tendo como origem a palavra utilizada entre os espanhóis.
Manolo provavelmente veio de “mano loco”, gíria utilizada entre marginais para se referir a comparsas que não tinham medo de enfrentar os perigos da vida arriscada que levavam ou que enfrentavam a polícia sem qualquer receio.
Com o tempo e com o aproveitamento da gíria por outras classes, acabou sendo sintetizada para “Manolo”, servindo também aos adolescentes para se referir a pessoas do mesmo grupo, considerados amigos e parceiros.
A expressão, hoje, é usada para se referir tanto ao “mano louco”, ao “irmão” (do mesmo grupo), ou seja, acabou sendo um termo de gíria popular, integrando-se a grupos os mais diversos e podendo significar qualquer coisa que a pessoa queira dizer no momento em que está conversando com outra, caracterizando-se assim pela sua utilização contextual.
Os paulistanos, principalmente, utilizam muito a palavra “mano” para se referir aos amigos, ou mesmo em conversas entre si, tornando-os essa uma gíria popular em São Paulo, de onde veio a expressão “Manolo”. Possivelmente, também, essa gíria tenha sua origem no Rio Grande do Sul, onde os gaúchos chamavam os argentinos de hermanos, pela proximidade com o país vizinho.
A realidade é que uma gíria surge em determinado momento e a amplitude de sua utilização muitas vezes torna difícil descobrir sua origem, conseguindo apenas fragmentos de histórias que mostram as possibilidades de sua primeira utilização.
Hoje, na internet, muitos sites e blogs já escrevem sobre o tema, e mesmo tem como título o termo “Manolo”, geralmente utilizando conteúdos satíricos e humorísticos.