Mal de Parkinson ou doença de Parkinson é uma enfermidade degenerativa, crônica e progressiva que acomete o sistema nervoso central.
O mal de Parkinson tem como causa uma diminuição significativa na produção do neurotransmissor dopamina. Um neurotransmissor é uma substância química que auxilia na transmissão de comandos entre as células nervosas do organismo. A presença da dopamina no cérebro contribui para que seja possível realizar movimentos voluntários de maneira autômata. Pelos significados da presença de dopamina, não é necessário pensar em cada movimento executado pelos músculos.
Com a falta de dopamina, especificamente em uma região do cérebro denominada substância negra, o controle dos movimentos corporais se torna ausente, causando sintomas de significados específicos. São do Mal de Parkinson sintomas:
Os primeiros sintomas da doença de Parkinson se manifestam apenas de um lado do corpo.
A diminuição dos níveis de dopamina ocorre pela morte das células nervosas responsáveis pela produção desse neurotransmissor. Todos os indivíduos perdem progressivamente essas células durante o processo de envelhecimento. Porém, em algumas pessoas, esse processo de morte das células produtoras de dopamina é acelerado, resultando na manifestação dos significados do mal de Parkinson.
Como a ciência ainda não desenvolveu meios de reverter o processo de degeneração das células produtoras de dopamina, não há uma cura de fato para essa enfermidade.
O cirurgião, farmacêutico, geólogo, paleontólogo e militante político inglês James Parkinson (19755-1824) foi o primeiro a descrever e tentar conceituar a doença que hoje conhecemos como mal de Parkinson. Parkinson publicou em 1817 um ensaio sobre a “Shaking Paisy”, nome por ele dado à enfermidade e cujos significados podem ser traduzidos ao português como “paralisia agitante”.
Posteriormente, Jean-Martin Charcot cunhou o nome “doença de Parkinson”.
Apesar de não ter cura, o mal de Parkinson tratamento pode melhorar bastante a qualidade de vida de seus portadores.
O tratamento consiste em aliviar os significados da doença que trazem sofrimento, com a utilização de medicamentos repositores de dopamina, além de acompanhamento fisioterapêutico, nutricional, fonoaudiológico e psicológico do doente.
Existe esperança de que futuros tratamentos com uso de células-tronco apresentem a cura definitiva para o mal de Parkinson. Mas por enquanto, os reais significados desses tratamentos não podem ser mensurados.
O significado de Mal De Parkinson está na categoria Significados