Maktub é uma palavra que tem origem árabe e se tornou relativamente popular no Brasil pelos anos 90, quando o escritor Paulo Coelho lança um livro com esse nome.
O significado de maktub é o de já estava escrito, podendo ser a palavra entendida também como tinha que acontecer, estando portanto seu significado ligado ao de destino.
No islã a palavra maktub também faz referência à maneira como alguns fieis se submetem ao islamismo, entregando-se aos princípios da religião como uma necessidade, como se não houvesse escolha, como se submeter-se a vontade de Alá fosse o seu destino.
O livro Maktub de Paulo Coelho reúne crônicas e textos escritos pelo autor para o jornal Folha de S. Paulo entre os anos de 1993 e 1994.
O conteúdo do livro traz ensinamentos diversos coletados de culturas de todas as partes do mundo, de amigos e pessoas com quem o escritor teve contato, bem como a sabedoria que Paulo Coelho adquiriu depois de 11 anos de convívio com o seu mestre.
Em Maktub encontramos conselhos para uma vida mais feliz e harmoniosa, onde é ressaltada a importância do amor e da humildade, enaltecido valores como desapego e solidariedade. São textos que levam o leitor a refletir sobre a sua vida e sua passagem pelo planeta Terra.
Além do já citado Maktub de Paulo Coelho em 1935 também foi lançado um livro com o mesmo nome de autoria de Malba Tahan, reunindo várias lendas oriundas do oriente. Malba Tahan é o pseudônimo do escritor e matemático brasileiro Júlio Cesar de Melo e Souza.
Júlio Cesar de Melo e Souza optou pelo pseudônimo Malba Tahan, por acreditar que um nome árabe chamaria mais a atenção dos leitores brasileiros para uma obra inspirada na cultura árabe. Malba Tahan, fez bastante sucesso como escritor, seu maior êxito é o livro O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa.
O significado de Maktub está na categoria Significados