A expressão making of tem origem na língua inglesa é seu significado se refere ao processo de fazer alguma coisa, a feitura de, o fazimento de, “o fazer”. O termo originalmente se refere ao vídeo, ou documentário, que retrata como uma obra audiovisual foi feita, que revela os seus bastidores.
O termo making of se popularizou no Brasil a partir dos anos 90 quando as produtoras de filmes começaram a incluir making ofs em DVDs de filmes. Neles, além de ser apresentado o processo de gravação de cenas e imagens do set de filmagem, eram incluídas entrevistas, cenas cortadas, erros de gravação, curiosidades, falavam-se de questões técnicas e etc.
A boa aceitação dos making ofs pelo público fez o conceito se expandir para outras áreas. E mesmo seu conceito já tendo sido aplicado ao vídeo clipe de Thriller de Michael Jackson em 1984, foi depois do seu sucesso em DVDs que a ideia do making of começou a aparecer em todo tipo de produção áudio visual, documentários, programas de TV, humorísticos, série, novelas e etc.
Hoje, mesmo em produções fotográficas ou DVDs com shows musicas são feitas imagens e entrevistas que revelam como foram os bastidores do ensaio ou apresentação e é mostrado sobre a forma e a denominação de making of. E assim também hoje existem making ofs de gravações de discos, montagens de peças de teatro, construções de prédios, de vídeos publicitários e etc.
Making of ou Making off
É muito comum aparecer o termo escrito com a grafia making off. Contudo, isto está errado. Sendo que nem se quer existe esse termo em inglês, apesar de “off” ser uma palavra do idioma britânico. O correto mesmo no caso é a grafia making of.
O significado de making of está na categoria Significados