A palavra mailing é originário do inglês, e é formada pelo acréscimo do gerúndio à palavra mail, que tem como significado correio. Mailing seria então o ato de enviar uma correspondência a alguém, de se dirigir ao posto do correio e enviar uma mensagem ou alguma coisa a outra pessoa.
Mailing se popularizou no país a partir de seu uso tradicional nas áreas de marketing e propaganda, sendo que é uma abreviação. Mailing, neste caso, é uma forma abreviada de mailing list, que tem como significado o termo lista de correio.
Um mailing list em geral é uma lista, ou banco de dados, que trará nomes e demais dados de contato de clientes e clientes em potencial, organizados de forma a facilitar a vida do vendedor ou empresário, enfim.
O mailing é muito usado como instrumento do marketing direto, assim como também é uma ferramenta para o telemarketing, a mala direta e o correio eletrônico ou e-mail marketing.
O mailing ajuda a estabelecer um contato direto e permanente entre empresários/vendedores e os clientes, criando oportunidades e facilidades para venda e divulgação de novos produtos e serviços, de forma rápida, direta e eficiente.
O telemarketing que é uma ferramenta que tem sido cada vez mais utilizada em programas de venda e marketing, só é possível graças ao mailing, que permite além de saber como contatar um cliente ou prospect (cliente em potencial), saber também características especificas do consumidor, como grau de instrução, classe social, idade, sexo entre outros dados.
O significado de mailing está na categoria Significados