Significado de Macroeconomia


O que é Macroeconomia



Macroeconomia é um substantivo feminino. O termo é uma junção de macro, que vem do Grego makros, que quer dizer grande, longo”, mais economia, que vem do Latim oeconomia, do Grego oikonomia, que significa “administração de uma casa”.

O significado de Macroeconomia pertence à área das Ciências Econômicas, sendo o ramo que tem como função analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país, ou seja, a Macroeconomia visa estudar as quantidades globais e as relações entre as mesmas, não possuindo interesse nos comportamentos ou qualquer peculiaridade individual.

A Macroeconomia é um dos pilares da Economia, juntamente com a Microeconomia.

O conceito básico da Macroeconomia se refere ao sistema econômico, ou seja, tem como objetivo estudar o desenvolvimento do crescimento econômico e fatores como a geração de empregos, redução da inflação, estabilização de preços e a construção de um comércio internacional benéfico.

Pode-se afirmar que a Macroeconomia é formada por cinco mercados:

  1. Mercado de Bens e Serviços: indica o nível de produção e dos preços da região analisada;
  2. Mercado de Trabalho: determina a taxa de salários e o nível empregatício;
  3. Mercado Monetário: analisa o valor da moeda e da taxa de juros, por meio da oferta desta pelo Banco Central do Brasil;
  4. Mercado de Títulos: faz a avaliação dos agentes econômicos que têm maior e menor gasto comparando-se com a renda final;
  5. Mercado de Divisas: está relacionado ao volume de importações e a saída de capital financeiro.

Por isso, as maiores preocupações da Macroeconomia estão associadas aos Estados, às economias nacionais e às relações econômicas exteriores. A partir dessas análises, muitos indicadores surgem e já são bastante conhecidos pela população. São exemplos:

  • Produto Interno Bruto (PIB);
  • Inflação;
  • Juros;
  • Balança comercial;
  • Câmbio.

Entre vários outros.

A ideia da Macroeconomia Moderna teve seu início em 1936, a partir do livro “A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, do economista britânico John Maynard Keynes. Anteriormente, a Macroeconomia era denominada de Teoria dos Ciclos e não tinha capacidade para explicar de maneira coesa a Grande Depressão de 1929.

Macroeconomia e Microeconomia

Enquanto que a Macroeconomia estuda a estrutura e o funcionamento econômico de uma determinada região, como a de um país inteiro, a Microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular, ou seja, ela analisa o comportamento de vários fatores econômicos, mas por meio de uma perspectiva individual, tais como o desempenho e ações de empresas e consumidores.

De maneira geral, a Microeconomia tem como trabalho principal os preços de um certo bem ou serviço, e, nesse caso, é chamada também de “Teoria dos Preços”.

Com a Microeconomia, as organizações podem aumentar os lucros conforme os custos e as receitas vão surgindo com o passar do tempo.

Diferenças entre Macroeconomia e Microeconomia

É possível citar as diferenças entre a Macroeconomia e Microeconomia de maneira bem simples:

  • A Macroeconomia leva em consideração a perspectiva geral (global), enquanto que a Microeconomia tem uma perspectiva mais individual.
  • Como objeto de estudo da Macroeconomia está a Economia como um todo; já na Microeconomia, estuda-se o comportamento dos indivíduos, das famílias, empresas e mercado,
  • A Macroeconomia tem como exemplo a análise do PIB nacional, enquanto que a Microeconomia faz a análise da produção individual.
O significado de Macroeconomia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Macroeconomia |