Macroeconomia é um substantivo feminino. O termo é uma junção de macro, que vem do Grego makros, que quer dizer grande, longo”, mais economia, que vem do Latim oeconomia, do Grego oikonomia, que significa “administração de uma casa”.
O significado de Macroeconomia pertence à área das Ciências Econômicas, sendo o ramo que tem como função analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país, ou seja, a Macroeconomia visa estudar as quantidades globais e as relações entre as mesmas, não possuindo interesse nos comportamentos ou qualquer peculiaridade individual.
A Macroeconomia é um dos pilares da Economia, juntamente com a Microeconomia.
O conceito básico da Macroeconomia se refere ao sistema econômico, ou seja, tem como objetivo estudar o desenvolvimento do crescimento econômico e fatores como a geração de empregos, redução da inflação, estabilização de preços e a construção de um comércio internacional benéfico.
Pode-se afirmar que a Macroeconomia é formada por cinco mercados:
Por isso, as maiores preocupações da Macroeconomia estão associadas aos Estados, às economias nacionais e às relações econômicas exteriores. A partir dessas análises, muitos indicadores surgem e já são bastante conhecidos pela população. São exemplos:
Entre vários outros.
A ideia da Macroeconomia Moderna teve seu início em 1936, a partir do livro “A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, do economista britânico John Maynard Keynes. Anteriormente, a Macroeconomia era denominada de Teoria dos Ciclos e não tinha capacidade para explicar de maneira coesa a Grande Depressão de 1929.
Enquanto que a Macroeconomia estuda a estrutura e o funcionamento econômico de uma determinada região, como a de um país inteiro, a Microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular, ou seja, ela analisa o comportamento de vários fatores econômicos, mas por meio de uma perspectiva individual, tais como o desempenho e ações de empresas e consumidores.
De maneira geral, a Microeconomia tem como trabalho principal os preços de um certo bem ou serviço, e, nesse caso, é chamada também de “Teoria dos Preços”.
Com a Microeconomia, as organizações podem aumentar os lucros conforme os custos e as receitas vão surgindo com o passar do tempo.
É possível citar as diferenças entre a Macroeconomia e Microeconomia de maneira bem simples: