Maçonaria é uma sociedade discreta, reservada, filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Suas atividades são discretas, e as informações não estão abertas a toda a humanidade, mas são exclusivas àqueles que efetivamente integram o grupo. A maçonaria é uma comunidade universal, cujos componentes aplicam os conceitos do aclassismo, da liberdade, igualdade e fraternidade, com foco na democracia e no aprimoramento intelectual.
A maçonaria adota todo homem de moral e bons costumes, não faz diferenciação de raça, credo, vertente política ou posição social. Para se tornar um membro, uma das poucas exigências da maçonaria é possuir um espírito filantrópico e sede pela excelência. Também são consideradas, para o ingresso na maçonaria, algumas qualidades do indivíduo, como:
1. Acreditar na existência de um princípio Criador, a quem os maçons chamam G.A.D.U., ou grande Arquiteto do Universo; 2. Ser homem livre, de moral e de bons costumes; 3. Ser consciente de suas obrigações para com a Família, a Pátria, os semelhantes e consigo mesmo; 4. Possuir um ofício ou uma profissão honrada, que lhe permita prover as suas necessidades pessoais e de sua família e também para arcar com as obras da Instituição.
Os maçons se organizam e se congregam em células independentes, normalmente chamadas de lojas. Cada loja tem em igualdade de direitos e honras, e autônomas entre si. Existem, no mundo, mais de 2 milhões de componentes distribuídos pelos 5 continentes, sendo os Estados Unidos o país com o maior número de maçons (mas de 1 milhão). No Brasil, é possível que haja hoje cerca de 200 mil maçons.
Significado do nome
O nome “maçonaria” nasceu da língua francesa, e quer dizer “construção”. O termo maçom, assim, é uma adaptação do francês; maçonaria, por conseguinte significa união de pedreiros.
Para se tornar um membro da maçonaria não é possível a autoproclamação, mas é preciso receber um convite solene e é indispensável que o cidadão seja iniciado por outros maçons. Para permanecer como maçom na associação, o membro deve cumprir com os seus juramentos e atribuições, que podem ser de ordem esotérica ou simbólica, além de estar agregado a uma loja.
Pelos seus segredos, no entendimento de muitas pessoas, a maçonaria está associada com a Rosa Cruz, com o ocultismo, com o paganismo e ainda com o satanismo. Também é comum associar os maçons com outras sociedades secretas, como os Illuminati, os templários e a Ordem DeMoley. Ainda assim, qualquer uma destas ligações não é comprovada, não existindo evidências efetivas que legitime essas relações.
Origem da Maçonaria
A maçonaria surgiu como uma sociedade secreta relacionada às convicções do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Genuinamente, a maçonaria chegara ao século XVII como sociedade secreta se fundamentando em princípios da filosofia natural e até mítico-alquímicos.
É estritamente maçônico o elo com o legado da construção: daí provém a sua terminologia, os seus objetos de culto, símbolos e sua ritualística. Fazem parte dos rituais da maçonaria o martelo, a paleta, o esquadro, e o mandil. A elevação na sociedade acontece pelo meio de graus na maçonaria, de aprendiz, companheiro e mestre.
A Grande Loja de Maçonaria foi concebida na Inglaterra em 1717, e ligava as quatro lojas londrinas. O dirigente escolhido era denominado como Grão-Mestre. Por estar acessível a todos os credos religiosos, a Maçonaria se tornou em um reservatório da filosofia das Luzes e rapidamente se alastrou a todo o Continente do velho mundo.
No desfecho do século XVIII já havia mais de 700 lojas na França, formada por aristocratas e fidalgos, membros da classe média e até do clero, ainda que os Papas Clemente XIII e Bento XIV tivessem proibido religiosos na maçonaria em 1738 e 1751.
Maçonaria e Política
Ainda que não seja evidente a influência e até mesmo a dominação da política pela maçonaria, é conhecido que grandes personalidades políticas como George Washington e Benjamin Franklin eram maçons; até mesmo a declaração de independência dos Estados Unidos seria reflexo das convicções da maçonaria. Quem também usou a maçonaria para inspiração foi a Revolução Francesa, que da organização emprestou o conhecido lema "Liberdade, igualdade, fraternidade".
O significado de Maçonaria está na categoria Significados