Significado de Machismo


O que é Machismo



Machismo é um substantivo masculino. O termo se deriva da palavra “macho”, que vem do Latim masculus, um diminutivo de mas, que significa “macho, ser pertencente ao gênero masculino”.

O significado de Machismo é todo comportamento ou atitude que um indivíduo tem em discriminar e desvalorizar o universo feminino, de modo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o sexo feminino, considerando as mulheres inferiores aos homens.

Quem pratica o machismo é chamado de machista.

Embora o machismo seja, de forma tradicional, um comportamento exibido pelos homens, é possível encontrar mulheres que sinalizam e expressam-se através do machismo, principalmente aquelas que foram criadas sob uma cultura machista.

Para o pensamento machista, os gêneros estão sob influência de um sistema hierárquico, porém o gênero masculino está sempre em uma posição de superioridade ao gênero feminino – gerando a ideia errônea para a visão do mundo machista de que os homens são “superiores” às mulheres.

Para o machismo, a mulher não deveria ser independente financeiramente ou em outros âmbitos, além de não ser bem vista trabalhando ao lado do homem e muito menos em exercer uma carreira profissional (inclusive ir adiante nos estudos). Na perspectiva do machismo, a mulher tem outras tarefas em suas mãos: cuidar da casa, do marido, dos filhos e outras atividades relacionadas ao lar.

A ideologia que o machismo prega está presente nas sociedades há séculos e isso é muito mais amplo do que se imagina: está impregnado no sistema político e econômico, na religião, na mídia e ainda dentro do núcleo familiar (cujo regime é patriarcal, ou seja, a figura masculina é quem comanda).

Outro fato importante acerca do machismo é a maneira como a mulher se torna submissa ao homem, pois ela simplesmente perde o direito de livre expressão, sendo forçada a servir e ser mandada naquele relacionamento com um namorado, marido ou mesmo com o próprio pai.

Infelizmente, o machismo pode se manifestar de forma física ou verbal. Fisicamente, a mulher pode correr um real perigo de vida, pois ela se torna vítima da mente daquele indivíduo machista que a vê como um “ser inferior” e que precisa de obediência.

Psicologicamente, a mulher se torna vítima a partir de um estado de opressão e submissão que pode causar diminuição da autoestima, surgimento de tristeza e depressão, entre outros problemas de saúde mental.

A ideia do machismo tende a atacar não somente as mulheres, mas também os homossexuais (homens que se sentem atraídos afetiva e sexualmente por outros homens) e os metrossexuais (homens heterossexuais que se preocupam com sua aparência), afinal eles supostamente estão fugindo das regras da masculinidade que os machistas têm em mente, sofrendo assim com o preconceito desses indivíduos.

Na mídia moderna, a figura da mulher é vista, pelos olhos dos machistas, como um objeto sexual, que só tem como finalidade a de satisfazer e proporcionar prazer para os homens.

Veja também o significado de Homofobia.

Feminismo

O feminismo é um movimento social, político e filosófico que possui uma ideologia contrária ao do machismo, pois crê na igualdade de direitos e deveres entre os homens e as mulheres.

Veja mais sobre o significado de Igualdade de gênero.

Durante o século XX, as reivindicações das mulheres ajudam na conquista de direitos que até antes eram inimagináveis para o sexo feminino, como o direito ao voto em eleições, o divórcio, a possibilidade de concorrer a cargos no governo, entre outros.

O movimento feminista possui o objetivo de quebrar o discurso machista que ainda está enraizado na sociedade contemporânea.

Veja também o significado de Femismo.

Machismo no Brasil

No Brasil, o machismo é considerado o preconceito mais praticado, principalmente nos grupos mais jovens.

Segundo pesquisas realizadas, o machismo está presente no dia a dia de 99% dos brasileiros, muito embora muitos cidadãos não admitam ou notem tais atitudes machistas.

Existe um vasto repertório de frases, comentários ou piadas discriminatórias com as mulheres, como, por exemplo: “mulher tem que se dar o respeito”, “ela não é mulher para casar” e “mulher no volante, perigo constante”.

O machismo mata mulheres todos os dias, mesmo com a existência de leis específicas, como a Maria da Penha e do Feminicídio, que foram criadas com o intuito de combater e penalizar aqueles que causam o sofrimento físico e mental das mulheres.

O significado de Machismo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Machismo |