Significado de Luta de Classes


O que é Luta de Classes



Luta de classes é uma expressão utilizada para se referir à oposição das diversas classes existentes da sociedade. A luta de classes não é somente uma contenda, confronto ou conflito, envolve também a política, a economia e a sociedade em geral.

Origem do termo luta de classes

Luta de classes é uma expressão que tem origem no trabalho do economista, sociólogo, filósofo, jornalista, historiador e revolucionário socialista alemão Karl Marx. Ele foi quem denominou esse termo.

Classes sociais de Karl Marx

Com o termo luta de classes, Karl Marx buscou definir o conflito entre duas classes distintas, a burguesia e o proletariado, que atuariam como classes opostas em meio ao modo de produção do capitalismo.

A luta de classes, segundo os marxistas, significa oposição inevitável entre os trabalhadores (proletários, escravos e servos), que põem em ação os meios de produção; e as classes dominantes (capitalistas, senhores de escravos e senhores feudais) que os detem. Dessa forma, esses últimos se apropriam de maneira injusta de uma parte do valor do trabalho fornecido pelos primeiros.

Principais conceitos de Karl Marx

Karl Marx pretendia caracterizar não somente uma visão econômica da história, mas também uma visão histórica da economia e procurar explicar a evolução das relações econômicas para com a sociedade.

O caráter contraditório das relações de produção e distribuição, dá origem a interesses opostos que se manifestam na luta de classes, seja entre as próprias classes dominantes, burguesia e aristocracia ou entre essas mesmas classes e os produtores individuais ou os trabalhadores. Este antagonismo, por vezes, assume a forma de guerrilhas violentas.

Luta de classe no Brasil

Um exemplo de luta de classe no Brasil, em resumo, está diante da grande dificuldade das organizações sindicais em organizar no ambiente de trabalho um segmento crescente de trabalhadores. O local em que esses milhões de operários brasileiros e de outros países tem se organizado e lutado, é o próprio território nacional, em especial na periferia das grandes cidades.

 Na atual execução da luta de classes, o espaço das verdadeiras lutas contra a ordem social não é na lavoura ou campo, mas na periferia que é o território da nova classe trabalhadora. Por isso que se torna importante desenvolver formas mínimas de auto-organização nelas, o que tem se tornado um desafio.

Alguns formadores de opinião dizem que talvez a tendência mais explosiva da luta de classes no Brasil nos próximos períodos, seja a expansão de ações policias contra os protestos que interditam ruas, estradas e prédios públicos.

Luta de classe e sindicato

Em meados do século XVIII a sociedade capitalista encontrou plenas condições para a sua expansão. O intenso desenvolvimento das máquinas que substituiu a produção manufatureira e artesanal, estabeleceu o capitalismo que desde então ingressou na fase industrial.  O produto criado pelo trabalhador passou a ser apropriado pelo modelo capitalista.  

O surgimento dos sindicatos se deu através dos esforços da classe operária na sua luta contra o despotismo e a dominação do capital. Sendo assim, a primeira função dos sindicatos é impedir que o trabalhador se veja obrigado a aceitar um salário inferior ao mínimo indispensável para prover o seu sustento e o da sua família.

O significado de Luta de Classes está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Luta de Classes |