Significado de Lúpulo


O que é Lúpulo



Lúpulo é um substantivo masculino. O termo tem origem no holandês hoppe, de mesma origem etimológica que a palavra inglesa hop, que quer dizer “pular”.

O significado de Lúpulo faz alusão a uma planta trepadeira que pode alcançar de cinco a oito metros de altura, sendo que seu cultivo é feito verticalmente. A planta ainda pode ser usada como ornamento em jardins localizados em regiões que tenham clima favorável para o crescimento dela.

Existem fortes evidências de que os primeiros campos de cultivo de lúpulo surgiram na região da atual Alemanha, no ano de 736.

Essa teoria – do lúpulo ser originário da Alemanha – é bem aceito hoje em dia, pois a própria nação é uma referência enorme quando o assunto é cerveja, sem esquecer de que o país é um dos principais produtores de lúpulo no mundo.

A planta trepadeira é bem característica de regiões que apresentam um clima frio, por isso seu cultivo é mais presente na Europa e na América do Norte. Além da Alemanha, a produção em grande escala do lúpulo se destaca nos Estados Unidos, na Inglaterra, na República Tcheca, na Austrália, na Nova Zelândia e na China.

No Brasil, a produção de lúpulo é bastante difícil por questão do clima tropical, importando 100% do produto. No país, o lúpulo Mantiqueira (nome dado a essa variedade por conta da região em que foi plantado) conseguiu se adaptar ao solo e às condições climáticas do Brasil. Obtido com sementes, o lúpulo Mantiqueira possui 4% de alfa-ácidos e uma boa quantia de óleos essenciais que conferem aroma, ricos em fruity, spicies e herbal.

Por curiosidade, o lúpulo é da família Cannabaceae, sendo parente da maconha, contudo não apresenta efeitos entorpecentes como ela em qualquer de suas formas de utilização.

Benefícios do lúpulo

Embora seja um dos principais ingredientes da bebida preferida dos brasileiros (a cerveja), o lúpulo também agrega benefícios à saúde.

O lúpulo apresenta certas propriedades interessantes para a saúde do organismo do ser humano. Os benefícios do lúpulo são:

  • Tem propriedades conservantes,
  • É aromatizante,
  • Tem ação antibiótica,
  • Pode ser consumido como salada,
  • É relaxante natural,
  • É antioxidante.

O lúpulo pode ser colocado embaixo ou dentro do travesseiro para melhorar o sono ou também ser utilizado em forma de chá.

Na cerveja, o lúpulo serve para proporcionar o amargor e contribui também para o aroma.

Quem faz produção artesanal de cerveja deve ter cuidado e evitar que animais de estimação façam a ingestão da planta, pois para eles o lúpulo é altamente tóxico, podendo causar ataque epiléptico, problemas no coração e, no pior dos casos, a morte.

Uso do lúpulo na cerveja

A utilização do lúpulo na cerveja começou no ano de 1516 graças à Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot), proclamado pelo duque Guilherme IV da Baviera, onde instituía que a cerveja deveria só conter quatro ingredientes: a água, o lúpulo, o malte de cevada e o levedo (fermento).

Mesmo com esse importante registro, quem de verdade incorporou o lúpulo à cerveja foi uma freira – de nome Hildegard von Bingen –, no século XI. É provável que a religiosa alemã tenha descoberto que, por ser um conservante natural, o lúpulo aumentaria a vida útil da cerveja, demorando mais tempo para azedar.

Na Inglaterra, o uso do lúpulo nas cervejas foi adotado por volta do ano de 1600.

Nesta bebida alcoólica, o lúpulo oferece substâncias que proporcionam o amargor e o aroma bem típico da cerveja, chamados de alfa-ácidos. O lúpulo costuma ser usado no início do procedimento de fabricação da cerveja – na etapa que é conhecida como brasagem – em que ocorre a fervura. Contudo, existem certas diferenças entre a hora em que o lúpulo é adicionado para que ele gere o aroma e o amargor:

  • A primeira adição do lúpulo ocorre quando o mosto cervejeiro – nome dado ao líquido rico em açúcar e nutrientes que são extraídos do malte – passa pela fervura.

Os compostos do lúpulo precisam entrar em contato com a elevada temperatura para que se tornem solúveis para conferir o amargor à bebida.

  • Quando o processo termina – no final da fervura – os lúpulos também são colocados para dar as características aromáticas.

Se o lúpulo for colocado muito cedo, os óleos essenciais presentes nele se evaporam e não irão cumprir sua função (de dar aroma).

Existem alguns processos de produção de cerveja que fazem uma terceira etapa de adição de lúpulos, no fim de um processo denominado de dry hopping, quando a cerveja está em processo de resfriamento.

Não somente isso, o lúpulo auxilia na formação da espuma da cerveja.

A maturidade do lúpulo – para conseguir extrair o ápice do amargor e aroma da planta – pode demorar de três a quinze anos. Após a colheita do lúpulo, é necessário que ele passe por um processo de secagem, mantendo-o em um local seco, fresco e sem contato com o oxigênio (isso porque suas resinas podem sofrer degradação se forem expostas a ele).

O significado de Lúpulo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Lúpulo |