Luau é um substantivo masculino singular com origem na palavra idêntica na língua havaiana.
Luau é o nome dado a uma festa típica do Havaí. Essas festas são feitas em praias ou também em lagos, de modo que são consideradas como uma reunião ao ar livre, à luz da lua e das estrelas, à beira mar.
Ou seja, o luau é uma festa noturna praticada, primeiramente, por nativos havaianos. Hoje em dia, o luau fornece inspiração para festas em diversas partes do globo, sendo que ainda mantém suas ideias originais.
Luau, sendo uma festa havaiana, é uma reunião de amigos ou familiares, de modo que há o acompanhamento de danças (a típica dança Hula, também considerada pelos havaianos como um estilo de vida), músicas comidas e bebidas tradicionais.
Os turistas e demais convidados acabam se divertindo, sendo recebidos por grupos usando colares de flores e roupas floridas, que buscam animar a festa através das canções e danças.
Geralmente, o luau tem início logo antes do pôr-do-sol, com decorações típicas de flores, folhas de palmeiras ou de bananeiras, bambus, palhas e tochas, e com uma fogueira no centro para aquecer o ambiente. Por isso, essa reunião à beira mar, com a luz da luz e das estrelas é muito popular entre turistas.
O luau, inclusive, pode servir como temática para festas de aniversário, casamentos e outras datas especiais. Até mesmos turistas podem realizar (em sua maioria casamentos) ou comemorar algum momento importante em suas vidas.
No Brasil, o luau também é difundido, realizado também à beira mar, utilizando o mesmo estilo empregado no Havaí, aproveitando o momento da lua aparecendo no horizonte, com instrumentos como o violão para animar as pessoas envolvidas.
É claro que todo luau tem proposta e decorações diferentes, principalmente no litoral das várias regiões de nosso país. Nesse caso, essa festa pode se transformar em uma festa mais despojada ao invés de manter o clássico ar de uma reunião havaiana.
O significado de Luau está na categoria Significados