Longanimidade é classificada na gramática portuguesa como um substantivo feminino, cuja origem é grega makrothumia que é um substantivo composto por duas palavras “makros” que significa “longo” e “thumos” que é o mesmo que “furor” ou “cólera”. Assim sendo, longanimidade se refere à característica de grandeza de ânimo ou a forma que uma pessoa encara corajosamente as adversidades a favor.
Como o termo em grego pode ser tomado como a “longura de espírito”, ele pode ser empregado para se referir a uma pessoa que faz ou fez algo com o intuito de ser bondoso ou generoso.
A longanimidade é caracterizada por uma grande paciência que é capaz de suportar as maiores ofensas, calúnias e injúrias, mas também diz respeito aos sacrifícios que uma pessoa se submete em prol de um objetivo maior com bastante perseverança. É um tipo de ação difícil e exige muito amor e paz de quem o realiza para enfrentar as fortes adversidades.
A longanimidade é um termo facilmente encontrado na Bíblia Sagrada e bastante defendida pelos cristãos. Em várias passagens bíblicas, é possível encontrar algum tipo de menção, sendo que as que se destacam encontram-se nos livros de Romanos e dos Gálatas.
Em Romanos (Capítulo 2: 4), a longanimidade é citada como um dos sentimentos que permite com que se chegue a Deus. Já em Gálatas (capítulo 5: 19 a 23), a longanimidade é considerada como um dos elementos do fruto do espírito, assim como o amor e a paz. Em algumas traduções, a palavra longanimidade pode ser traduzida por bondade.
A longanimidade de Deus é o ato praticado pelo fiel que é chamado de longânime, o qual busca utilizar do discernimento e sensatez como ferramentas para vencer as dificuldades sem que para isso recorra à força física como um ato de pura irracionalidade.
Visto desta forma, a violência e a intolerância presente na humanidade são motivadas justamente pela falta de longanimidade. De acordo com o Apóstolo Paulo, na mesma carta aos Gálatas, a natureza humana é dotada de tendências egoístas, ciúmes, brigas, heresias, inveja e discussões, sendo tudo isto considerado como obras da carne. Para vencer estes sentimentos é necessário crer no Espírito de Deus.
Ambos os termos se correlacionam. A longanimidade é a forma perseverante de suportar grandes tormentos, cobranças e enfrentar adversidades com calma. A pessoa dotada desta característica consegue aguentar com mais força as dificuldades que outras pessoas não conseguem, e se tomar alguma medida mais drástica será como forma de se fazer a vontade de Deus como, por exemplo, Jesus quando adentrou o Templo e expulsou os cambistas que lá faziam todos os tipos de comércio.
Já a benignidade é considerada como o amor misericordioso de Deus que dota os seus servos para que possam ajudar as demais pessoas e seres vivos sem desejar recompensa pela realização de sua ação.
O significado de Longanimidade está na categoria Significados